Programa já reintegrou mais de 500 ex-presidiários à sociedade

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 4 de junho de 2004 as 10:54, por: CdB

O Programa Agentes da Liberdade, criado para promover a reintegração social de ex-presidiários, inicia, na próxima segunda-feira, mais duas turmas com 90 egressos do sistema penitenciário. A Secretaria Municipal de Assistência Social é quem promove o ciclo de aulas e atendimentos para que eles se profissionalizem, ingressem no mercado de trabalho e participem de programas educativos, sociais e culturais, além de buscarem o retorno à família.

Criado em outubro de 2002, o programa já treinou mais de 500 pessoas e, até o fim do ano, a previsão é que 680 homens e mulheres egressos do sistema penitenciário tenham sido beneficiados. Dos atendidos, quase a metade (41%) tem apenas o ensino fundamental completo e 49% são negros. Mais de 100 foram encaminhados para o Núcleo de Oportunidade Solidária (NOS), da Prefeitura, e já estão trabalhando com carteira assinada.

Divididos em dois grupos, os novos alunos serão acompanhados em todas as atividades por Agentes da Liberdade, que também são ex-presidiários e foram capacitados pela Prefeitura para prestar-lhes assistência. Durante os três meses de curso, os alunos também receberão bolsa de R$ 100 para auxiliar em pequenos gastos. As aulas inaugurais dos desses grupos serão no Centro Integrado de Atenção à Pessoa Portadora de Deficiência (CIAD).