Professores aprendem a detectar alunos que usam drogas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 11 de abril de 2005 as 08:36, por: CdB

Os professores da rede de ensino do Rio Grande do Sul serão capacitados para identificar o uso de drogas entre os jovens e ajudar na prevenção contra os entorpecentes nas escolas. O Curso de Formação de Multiplicadores para a Prevenção e Educação Contra o Uso Indevido de Drogas Ilícitas será realizado pela Secretaria de Educação do estado e o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc).

Na primeira fase do programa, que começa nesta segunda-feira, em Porto Alegre, 50 professores das escolas de bairros da zona sul da capital farão o curso, que terá 40 horas. Entre os temas a serem abordados estão a prevenção ao uso indevido de drogas nas escolas; as drogas e seus efeitos; trabalhando com a prevenção na comunidade e o tratamento pelo uso indevido de drogas.

Segundo o secretário da Educação, José Fortunati, o objetivo é capacitar professores com informações sobre substâncias entorpecentes ou que determinem dependência física ou psíquica. O curso, que será teórico e prático, faz parte do programa “Contigo Aprendi”, do Denarc, e será ministrado por psicólogos, comissários e inspetores e pela delegada de polícia Jovessa Soares.