Produção da indústria brasileira recua, após resultados positivos

Arquivado em: Comércio, Indústria, Negócios, Serviços, Últimas Notícias
Publicado quarta-feira, 5 de junho de 2024 as 19:29, por: CdB

Mais cedo, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram uma queda maior do que a esperada na produção industrial em abril deste ano. Segundo o IBGE, a queda foi de 0,5% na passagem de março para abril, interrompendo dois meses consecutivos de crescimento. Com esses resultados, o setor ainda se encontra 0,1% abaixo do patamar pré-pandemia e 16,8% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011, de acordo com o IBGE.

Por Redação, com Bloomberg – de São Paulo

O Ibovespa abriu em queda nesta quarta-feira, em manhã marcada pela divulgação da produção industrial no Brasil em abril e novos dados da economia dos Estados Unidos no radar. Às 10h47, o principal índice do mercado brasileiro caía 0,11%, aos 121.665 pontos. O dólar, por sua vez, operava em queda de 0,09%, aos R$ 5,28, em horário semelhante.

Indústria
A indústria vem crescendo abaixo de 1% nos últimos anos, constata a CNI

Mais cedo, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostraram uma queda maior do que a esperada na produção industrial em abril deste ano. Segundo o IBGE, a queda foi de 0,5% na passagem de março para abril, interrompendo dois meses consecutivos de crescimento.

Com esses resultados, o setor ainda se encontra 0,1% abaixo do patamar pré-pandemia e 16,8% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011, de acordo com o IBGE.

Futuros

No mercado norte-americano, os futuros de ações subiram pela manhã após um relatório privado sobre a folha de pagamento da ADP também apontar para uma desaceleração no mercado de trabalho norte-americano em maio, o que reforça a percepção de que o Federal Reserve poderá começar a cortar as taxas de juros no segundo semestre.

Os principais índices avançaram nas negociações iniciais depois que os dados mostraram que as contratações em empresas americanas cresceram em maio no ritmo mais lento desde o início do ano.

As vagas em folhas de pagamento privadas aumentaram em 152 mil no mês passado, de acordo com o Instituto de Pesquisa ADP, abaixo da estimativa mediana de 175 mil. Os títulos do Tesouro dos EUA praticamente não se moveram nesta manhã.

Meta

Os dados recentes indicam que o mercado de trabalho está esfriando, mas tem sido gradualmente por meio de uma contratação mais lenta em vez de cortes de empregos diretos.

As autoridades do Fed esperam que essa tendência continue para controlar a demanda e domar a inflação e levá-la à meta de 2% sem colocar milhões de pessoas fora do mercado de trabalho.

O relatório mensal de empregos — o payroll —, que será divulgado na sexta-feira, deve mostrar que os EUA adicionaram 185 mil empregos em maio, enquanto a taxa de desemprego permaneceu estável.

Perdeu

No cenário corporativo, o McDonald’s perdeu os direitos de marca registrada da União Europeia para as versões de frango do seu icônico hambúrguer Big Mac, depois que os juízes do bloco europeu decidiram que a gigante global de fast food não fez o suficiente para reivindicar os direitos exclusivos.

Em uma decisão que, por outro lado, deixa intacta a proteção do tradicional Big Mac de carne bovina, o Tribunal Geral da UE em Luxemburgo decidiu que o McDonald’s (MCD) não apresentou provas que demonstrassem o uso do rótulo para produtos de frango durante um período contínuo de cinco anos no bloco formado por 27 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *