Procuradores preparam julgamento de Saddam

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 7 de março de 2004 as 12:49, por: CdB

Um grupo de procuradores e investigadores do Departamento de Justiça dos Estados Unidos viaja este fim de semana ao Iraque para preparar o processo de compilação e organização das provas que se usarão em um julgamento futuro contra Saddam Hussein. “O grupo vai ajudar aos iraquianos a reunir as provas”, afirmou o administrador americano do Iraque, Paul Bremer, à cadeia de televisão Fox.

A viagem, divulgado pelo jornal The New York Times, é conseqüência de uma ordem assinada em janeiro passado pela conselheira de Segurança Nacional da Casa Branca, Condoleezza Rice, mas que não tinha sido divulgada até agora. Essa diretiva assinala ao Departamento de Justiça como o organismo encarregado de dirigir a acusação contra o deposto presidente iraquiano.

O grupo está composto por uns 50 procuradores, advogados e investigadores, que empreenderam viagem este fim de semana, e se denominará Escritório do Conselheiro sobre Crimes do Regime (de Saddam Hussein), sob a responsabilidade de Bremer. Bremer insistiu em que o tribunal “foi estabelecido pelos iraquianos, e o que fazemos é ajudá-los a reunir a evidência… daremos a eles toda a ajuda possível para que este julgamento comece assim que estejam prontos”.

Uma fonte do Departamento de Justiça indicou que pessoal do FBI (polícia federal) e dos “Marshalls” (escritório especializada em busca de presos fugidos) participam da missão. Também lembrou que investigadores de outros países, como Espanha, Reino Unido e Austrália participarão também na investigação.

Saddam Hussein, de 66 anos, foi capturado em dezembro passado por tropas dos Estados Unidos, depois que seu regime fora derrubado em abril, durante a invasão americana que começou no dia 20 de março do ano passado.