Primeiro casamento gay divide opiniões na França

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 27 de maio de 2004 as 16:11, por: CdB

O prefeito da cidade de Bègles, Sudoeste da França, Noël Mamère, irá celebrar o primeiro casamento gay do país. A cerimônia, que foi proibida pela Justiça, provoca confronto entre esquerda e direita às vésperas das eleições européias.

Segundo uma pesquisa recente, cerca de 60% dos franceses são favoráveis ao casamento entre homossexuais. A proibição do casamento de Stéphane Chapin e Bertrand Charpentier fez com que outros quatro prefeitos de pequenas cidades do sul da França anunciassem a disposição de celebrar casamentos semelhantes.

De acordo com a imprensa local, os noivos aproveitaram para vender os direitos da exclusiva de sua cerimônia a uma revista para o público homossexual.

A questão do casamento entre homossexuais na França ressurgiu em meados de março quando, baseando-se no princípio de que o casamento é uma liberdade fundamental, um grupo de advogados, chefiados pelo argentino Daniel Borrillo, iniciou uma campanha para conseguir que os casais homossexuais tenham o direito de se casar.