Preso jornalista iraniano por cobrir oposição

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 16 de janeiro de 2004 as 23:17, por: CdB

Um jornalista iraniano foi detido nesta sexta-feira, uma semana após ter feito a cobertura de um congresso organizado pela oposição iraniana em Berlim, destacaram os organizadores do evento.

A prisão de Ensaf Alí Hedayt, que trabalha para os jornais Yas e Aftat, “deve-se muito provavelmente à sua viagem a Berlim”, afirmou em um comunicado Nosratolah Barati-Novbari, membro da oposição ao regime islâmico residente em Berlim.

Hedayt foi detido em sua casa, na cidade iraniana de Tabriz, e seu computador foi apreendido junto com todos os seus documentos, informou a associação Ettehad Jomhurijahán (Unidade para uma República Democrática e Laica no Irã). Seus familiares, que falaram por telefone com membros desta associação, não têm notícias dele. Heydat já foi preso e libertado várias vezes, segundo Barati-Novbari.

A oposição, reunida de 8 a 10 de janeiro na capital alemã, pediu apoio à União Européia a todos os partidos democráticos da oposição que disputarão as eleições legislativas de 20 de fevereiro no Irã. “Todas as instituições e todos os partidos europeus deveriam conhecer e apoiar todos os partidos democráticos da oposição iraniana”, declarou Nosratolah Barati-Novbari.