Presidentes do Equador e México faltarão à Cúpula do Mercosul

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 6 de dezembro de 2004 as 08:57, por: CdB

Os presidentes do Equador, Lucio Gutiérrez, e do México, Vicente Fox, cancelaram o comparecimento à Cúpula Presidencial Sul-Americana que se realizará na próxima semana no Peru, devido a problemas internos em seus países, informaram fontes governamentais.

A ausência de Gutiérrez é consequência da crise política motivada por uma possível remoção dos membros da Corte Suprema de Justiça (CSJ), enquanto Fox entrou em confronto com o Congresso pela aprovação do orçamento de 2005.

Fox e Gutiérrez deveriam participar na próxima semana em Cuzco de uma reunião dos presidentes da Comunidade Andina de Nações e, posteriormente, de um encontro com os presidentes dos países-membros do Mercosul, ao qual comparecerá o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Comunidade Andina e o Mercosul anunciarão na quarta-feira a integração comercial de seus países e a constituição da chamada Comunidade Sul-Americana –um bloco reunindo Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Venezuela, Paraguai, Uruguai, Suriname e Guiana.

O México participará como observador e será representado pelo ministro do Exterior, Luis Ernesto Derbez.