Presidente do PL ataca: Palocci não entende de economia

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 15 de março de 2004 as 15:14, por: CdB

O presidente do PL, deputado Valdemar Costa Neto, criticou hoje a política econômica do país e pediu a saída do ministro da Fazenda, Antonio Palocci. “Na minha opinião, ele (o presidente Lula) tem que trocar o ministro Palocci por alguém que tenha competência para o cargo. O Palocci tem competência para ser prefeito de Ribeirão Preto, não tem competência para ser ministro da Fazenda de um país do tamanho do nosso”, afirmou. O PL é um dos partidos da base aliada do governo, do qual faz parte o vice-presidente, José Alencar.

Durante a solenidade de posse do novo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento (PL), no Palácio do Planalto, Valdemar Costa Neto também não poupou críticas ao presidente do Banco Central, Henrique Meireles. Ele afirmou que o vice-presidente tem alertado o governo sobre os equívocos da política econômica há mais de um ano, quando a taxa de juros chegou a 26%.

– Ele (José Alencar) viu que o país não ia ter crescimento desde abril do ano passado. O Palocci e o Meirelles só foram enxergar isso no mês de outubro. Quer dizer, nenhum dos dois tem condições de estar no governo – declarou.

O presidente do PL afirmou que o país não pode ter um crescimento negativo com o aumento da dívida. “Ele (Palocci) errou na questão dos juros. Fez com que o Lula gastasse R$ 150 bilhões em uma ano, com investimentos de R$ 4 bilhões. Esse número não bate, não há quem suporte isso, o povo brasileiro não suporta pagar esses juros que eles estão impondo à nação”, disse. Segundo ele, tanto o PT quanto outros partidos da base aliada possuem pessoas capazes de conduzir a economia do país.

Valdemar Costa Neto garantiu que não fez essas declarações para prejudicar o governo.

– Pelo contrário, é para ajudar o governo Lula, nós queremos que o país dê certo, queremos que o governo Lula dê certo. Essa é uma contribuição que o PL está dando para o governo – ressaltou.

Defesa

Em defesa do ministro Fazenda, o ministro do Planejamento, Guido Mantega, afirmou que Palocci é um dos principais responsáveis pelo avanço que o país obteve desde o início do governo Lula. “O Brasil deu um salto, fez uma reviravolta na situação em que se encontrava e hoje está pronto para crescer. Isso se deve, em grande parte, ao trabalho desenvolvido pelo ministro Palocci”, garantiu Mantega.

Já o vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), disse que a declaração de Valdemar Costa Neto foi “inoportuna e oportunista”. Albuquerque comparou o presidente do PL à personagem Darlene, interpretada pela atriz Deborah Secco na novela “Celebridade”, da Rede Globo. “Ele (Costa Neto) gosta de aparecer. Acho que o Valdemar está querendo alguns minutos de fama. Estão surgindo mais Darlenes por aí por perto do governo”, disse.