Presidente da Ucrânia afirma que irá decretar cessar-fogo unilateral

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 18 de junho de 2014 as 11:43, por: CdB
Poroshenko disse que este seria o primeiro passo do plano de paz proposto para acalmar conflito entre tropas do governo e militantes pró-Rússia no Leste do país
Poroshenko disse que este seria o primeiro passo do plano de paz proposto para acalmar conflito entre tropas do governo e militantes pró-Rússia no Leste do país

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, anunciou nesta quarta-feira que irá decretar um cessar-fogo unilateral como parte de seu plano de paz para o Leste do país, onde as tropas governamentais vêm travando combates com as milícias pró-Rússia.

“O plano de paz começará com minha ordem de cessar-fogo unilateral”, declarou o presidente à imprensa. Poroshenko afirmou que o prazo de vigência do cessar-fogo será curto e que, em seguida, os grupos militares ilegais deverão entregar suas armas.

Poroshenko não disse quando o cessar-fogo deve ser declarado, mas o ministro da Defesa da Ucrânia, Mykhailo Koval, informou que a trégua deve ser ordenada dentro de poucos dias, segundo a agência de notícias AP.

A intenção do governo foi comunicada após conversas com lideranças alemãs e russas. O Kremlin havia informado na noite de terça-feira que Poroshenko conversara por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre uma suspensão temporária dos conflitos.

Além de ser um pedido pela paz, a medida adotada por Poroshenko também pretende conquistar o reconhecimento formal de Putin em relação às novas autoridades do país, após a queda do governo pró-Moscou em fevereiro.

Aos 48 anos, Poroshenko foi eleito nas eleições de 25 de maio com a promessa de pôr fim à pior crise enfrentada pela Ucrânia desde que o país tornou-se independente da União Soviética, em 1991. Mais de 300 civis foram mortos desde o início dos combates entre as tropas ucranianas e a insurreição pró-Rússia no leste do país.