Presidente chinês critica governantes de Hong Kong

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 20 de dezembro de 2004 as 06:39, por: CdB

O presidente chinês Hu Jintao fez, nesta segunda-feira, uma crítica pública sem precedentes aos governantes de Hong Kong, um dia depois de um fiasco político-financeiro na antiga colônia britânica, e pediu aos dirigentes que examinem seriamente seus fracassos nos últimos sete anos.

O chefe de Estado da China aproveitou a cerimônia festiva, em Macau, do quinto aniversário da devolução da antiga colônia portuguesa para pedir ao chefe do Executivo de Hong Kong, Tung Chee-hwa, e a seu governo, que melhorem a administração dos assuntos públicos.

– Esperamos que os governantes de Hong Kong coloquem os interesses de Hong Kong, e os da nação a longo prazo, em primeiro lugar. Vocês devem ser mais unidos e cooperativos, apoiar mais uma aos outros. –  disse.

A crítica foi feita no momento em que o governo de Hong Kong acaba de desistir de colocar em bolsa, nesta segunda-feira, um programa de privatização de casas públicas, o que seria a maior operação mundial desse tipo.

Um recurso apresentado à justiça por uma inquilina sexagenária, que acusou o governo de vender a baixo preço o interesse público, fez o projeto ser adiado, complicando a situação da administração Tung, que já enfrenta um movimento a favor das reformas democráticas.