Prefeitura divulga infra-estrutura para show dos Rolling Stones

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006 as 10:41, por: CdB

A Prefeitura do Rio divulgou, nesta segunda-feira, a relação das alterações no trânsito da cidade neste sábado, dia do show dos Rolling Stones. Uma das recomendações é para que a população prefira o transporte coletivo.

Transportes – A Secretaria Municipal de Transportes recomenda que a população dê preferência aos meios de transporte coletivo, como metrô e ônibus, evitando utilizar o automóvel para circular em Copacabana no dia do evento. Para facilitar o transporte da população que vai assistir ao show, os ônibus das linhas que atendem Copacabana terão o adesivo do evento.

Interdições e mudanças de trânsito no dia 18:

Meia-noite – Avenida Infante D. Henrique (Aterro do Flamengo).

7h – Pista da praia em toda a orla de Copacabana.

Das 7h às 12h – Implantação de pista reversível junto às edificações.

12h – Pista junto às edificações, exceto entre a Avenida Princesa Isabel e a Praça Júlio de Noronha.

Bloqueios externos: A partir das 15h será proibida a entrada de carros em Copacabana, exceto ônibus de linhas regulares, motos, táxis, vans regulamentadas e veículos com autorização de trânsito livre.

Estacionamentos: Os carros estacionados irregularmente serão removidos para o 23º Batalhão Da Polícia Militar, no Leblon. A partir da meia-noite do dia 14 será proibido o estacionamento de ônibus de turismo nos bairros de Botafogo, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon e Lagoa. Os ônibus que servem aos hotéis terão tolerância de 15 minutos para embarque e desembarque de turistas.

Ônibus de turismo: Os que chegarem à cidade no dia 17 deverão utilizar os estacionamentos existentes no Teleporto (200 ônibus) e na Quinta da Boa Vista (400 ônibus). A partir da meia-noite do dia 18, o estacionamento de ônibus de turismo deverá ser feito no Aterro do Flamengo, que terá capacidade para 800 ônibus. O acesso será pelo Trevo dos Estudantes, próximo ao Aeroporto Santos Dumont. Em caso de lotação destas áreas, os ônibus serão orientados a estacionar no Centro da cidade.

ATENDIMENTO MÉDICO – A Secretaria Municipal de Saúde montará quatro postos de atendimento, três deles abertos ao público (um na altura do Copacabana Palace, outro próximo à praça do Lido e um terceiro próximo à Rua Anchieta, no Leme) e um na área vip (atrás do palco). Estarão à disposição 12 ambulâncias (UTIs móveis), 20 médicos, 10 enfermeiros, 20 auxiliares de enfermagem, além de funcionários de infra-estrutura, de apoio e administrativos, das 18h até o final do show. A expectativa é de cerca de mil atendimentos, a exemplo do Réveillon. Os casos mais freqüentes neste tipo de evento são bebedeira, uso de drogas e ferimentos causados por cortes.

GUARDA MUNICIPAL – As ações começam às 23h do dia 17 e envolverão 510 guardas. Deste total, 380 atuarão durante o show, cobrindo não só o entorno do palco e vias de acesso como os quatro postos médicos, as duas tendas para crianças perdidas e as duas estações do Metrô de Copacabana.  Trinta guardas de trânsito cuidarão dos 14 pontos de bloqueio em Copacabana (da Avenida Princesa Isabel à Rua Siqueira Campos). Os agentes da GM-Rio farão também um cinturão de segurança motorizado, com oito viaturas distribuídas nas ruas mais próximas ao palco, mantendo ainda três guardas bilíngües junto ao Centro de Comando Integrado, na esquina das Avenidas Princesa Isabel e Atlântica. As viaturas do cinturão vão estar em oito pontos da Avenida Atlântica, nas esquinas com as ruas Paula Freitas, República do Peru, Fernando Mendes, Rodolfo Dantas, Duvivier, Belford Roxo, além das avenidas Prado Júnior e Princesa Isabel. Cada veículo contará com três guardas municipais.

Outros 35 guardas atuarão no controle urbano da área, em apoio a fiscais da Diretoria de Controle Urbano, da Secr