Preços em SP caem com alimentos, vestuário e despesas pessoais

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 26 de agosto de 2005 as 11:03, por: CdB

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em São Paulo voltou a registrar deflação na terceira quadrissemana de agosto após cinco semanas de alta, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta sexta-feira.

O índice caiu 0,04%, seguindo a elevação de 0,07% na segunda quadrissemana. Economistas projetavam em média uma inflação de 0,02%. Os prognósticos variaram de queda de 0,03% a elevação de 0,10%.

Entre os grupos do IPC, três tiveram baixa de preços: Alimentação, Despesas pessoais e Vestuário. Os preços de Alimentação declinaram 0,96% na terceira quadrissemana, ante recuo de 0,92% no período anterior.

Despesas pessoais e Vestuário passaram de alta na segunda quadrissemana para queda de, respectivamente, 0,28 e 0,11%. Esses dois grupos apresentaram elevações significativas em julho, devido a aumento de preços de itens relacionados a férias e ao frio.

Os demais grupos mantiveram praticamente estáveis. Saúde teve a maior alta de preços, de 0,90%. A inflação da terceira quadrissemana corresponde ao período de 24 de julho a 23 de agosto, comparado com as quatro semanas imediatamente anteriores.

O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos.