Preços ao consumidor caem nos EUA após oito meses

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 17 de agosto de 2004 as 11:56, por: CdB

Os preços ao consumidor nos Estados Unidos caíram em julho pela primeira vez em oito meses, informou o governo nesta terça-feira em um relatório sugerindo que as pressões inflacionárias estão sob controle. O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) caiu 0,1% em julho, ante avanço de 0,3% em junho, informou o Departamento de Trabalho. Foi o primeiro declínio desde a queda de 0,2% em novembro.

O núcleo – que exclui alimentos e energia – teve alta de 0,1%, contra 0,1% em junho.
Economistas ouvidos pela Reuters previam avanço de 0,1% do indicador cheio e de 0,2% do núcleo. Os custos de energia declinaram 1,9% em julho, após o avanço de 2,6% no mês anterior e de 4,6% em maio. A queda de julho nos preços de energia mais que compensou o ganho de 0,3% no preço de alimentos.

As nuvens mais turbulentas no horizonte da inflação têm sido os preços de petróleo e o fato de que o alívio que os consumidores norte-americanos sentiram com os custos de energia em julho pode ser temporário. Os preços de petróleo em Nova York atingiram um recorde de alta na segunda-feira, a US$ 46,91 o barril, mas recuaram nesta semana.