Powell reclama ao Brasil por fichamentos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 7 de janeiro de 2004 as 20:03, por: CdB

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse nesta quarta-feira que se queixará pessoalmente ao colega brasileiro, Celso Amorim, pelo sistema de controle de identidade imposto pelo Brasil aos cidadãos americanos em represália a um programa semelhante implementado pelos Estados Unidos.

Powell anunciou que quando falar com Amorim apresentará a preocupação dos Estados Unidos pelo que considera uma medida “discriminatória” tomada pelo Brasil. “Um juiz no Brasil discriminou os norte-americanos, e logo estarei conversando com meu colega brasileiro sobre o assunto”, disse Powell no departamento de Estado. 

Nesta terça à noite, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, pediu à embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Donna Hrinak, que os brasileiros, ao entrarem em território norte-americano, sejam liberados da identificação, como já acontece com cidadãos de outros 27 países.

A embaixadora transmitiu ao chanceler as preocupações de Washington e pediu mudanças no novo sistema de controle de identidade dos americanos que entram no país. A informação foi confirmada hoje à imprensa por Richard Boucher, porta-voz do Departamento de Estado.

Na reunião, Hrinak “destacou que os cidadãos americanos estavam sendo discriminados e sujeitos a exigências não aplicadas a nenhum outro país, enquanto o programa US-VISIT não é específico para os brasileiros, e se aplica a todos os estrangeiros que entram nos Estados Unidos com visto”, acrescentou.