Portugal pega Holanda tentando chegar à final da Europa

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 29 de junho de 2004 as 10:48, por: CdB

O medo de um novo fracasso em semifinais é o obstáculo a ser superado no jogo entre Portugal e Holanda nesta quarta-feira, quando as duas equipes lutarão por uma vaga na final da Eurocopa de 2004.

Os holandeses montaram o seu melhor time, liderado por Arjen Robben e Ruud van Nistelrooy em parceria na frente, e sentem que uma repetição de seu título de 1988 está perto. A seleção de Portugal, inspirada pela arte de Deco e impulsionada pela parceria de Jorge Andrade e Ricardo Carvalho na defesa, tem qualidade e o apoio da torcida em casa.

O jogo desta quarta-feira no estádio José Alvalade será um teste de nervos e de qualidade, já que as duas equipes foram derrotadas nas semifinais do último campeonato europeu e querem evitar um destino igual desta vez.

Esta será a quinta semifinal da Holanda, que ganhou apenas uma, no ano em que foi campeã.
Portugal perdeu as duas semifinais de que participou e sabe muito bem que os anfitriões foram eliminados nas semifinais das últimas quatro edições do torneio.

Estes fatores, além do forte calor em Lisboa, podem levar as equipes a entrarem em campo com uma grande cautela. Há ainda a tensão no lado português, graças à enorme expectativa do país de 10 milhões de habitantes. “Acredito que vamos chegar à final porque acho que somos uma equipe melhor”, disse Deco a repórteres. “Seria uma grande decepção ficar fora da final agora, ou chegar à final e perder.” 

Os portugueses têm o histórico ao seu lado, já que os holandeses ganharam apenas um dos oito jogos anteriores entre as duas equipes. Pauleta estará disponível após cumprir suspensão, mas Nuno Gomes provavelmente continuará na frente. Deco, Carvalho e Costinha estão pendurados e, se receberem mais um cartão amarelo, ficarão de fora de uma eventual final.

O técnico holandês Dick Advocaat será forçado a fazer pelo menos uma mudança, pois o capitão Frank de Boer sofreu uma contusão no tornozelo durante a vitória da equipe por pênaltis sobre a Suécia nas quartas-de-final.

Wilfred Bouma é a escolha lógica para jogar ao lado de Jaap Stam na defesa, enquanto o fraco desempenho de Andy van der Meyde pode provocar sua substituição por Marc Overmars.
Johnny Heitinga, outra opção na defesa, acredita que Luis Figo ainda é a maior ameaça às esperanças holandesas, mesmo fora de sua melhor forma ultimamente.