População do Haiti quer renúncia do presidente

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 2 de fevereiro de 2004 as 03:29, por: CdB

Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas de Porto Príncipe no último domingo, atendendo a um chamado da oposição, para pedir a renúncia do presidente Jean Bertrand Aristide e a libertação dos presos políticos. Um dos dirigentes da Plataforma Democrática e dos partidos opositores, André Apaid, declarou:
 
– Devemos exigir que o povo haitiano não seja atemorizado.

O presidente haitiano conclui seu segundo e último mandato de cinco anos no 7 de fevereiro de 2006 e já descartou a possibilidade de encurtar este tempo, mas se comprometeu a contemplar as recomendações da Caricom, a comunidade do Caribe.

A Caricom empreendeu junto aos Estados Unidos e ao Canadá uma mediação entre a oposição e Aristide para tentar encontrar uma fórmula de compromisso político, por iniciativa da Igreja católica haitiana. A oposição espera, no entanto, conseguir a renúncia de Aristide através de greves e da multiplicação de manifestações.

O presidente Jean Bertrand Aristide anunciou que retiraria uma polêmica resolução adotada na terça-feira passada que limitava a área de manifestações na capital, medida considerada ‘inconstitucional’ pela oposição.

O presidente falou à nação, após retornar de Kingston (Jamaica) onde se reuniu com o primeiro-ministro Percival Patterson, presidente em exercício da Comunidade de países caribenhos.