Utilizados por cariocas e turistas para chegar às competições, os terminais receberam uma série de melhorias
Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro:
Modernizadas para os Jogos Olímpicos, as estações de trem de São Cristóvão, Engenho de Dentro, Deodoro, Magalhães Bastos, Vila Militar e Ricardo de Albuquerque têm recebido elogios de quem usa diariamente o transporte ferroviário. Utilizados por cariocas e turistas para chegar às competições, os terminais receberam uma série de melhorias para atender aos padrões definidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
– A modernização das estações olímpicas trouxe mais comodidade e segurança à população. São estações compatíveis com a demanda da região e com o crescimento do transporte sobre trilhos. O Governo do Estado está trabalhando para promover mais acessibilidade e tem como objetivo disponibilizar essa qualidade em todo o sistema ferroviário, assim como no metroviário – afirmou o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira.
Em São Cristóvão, por exemplo, a estação teve sua capacidade de embarques diários duplicada de 33 mil para 66 mil passageiros após as reformas. As intervenções contemplaram a instalação de três elevadores e três escadas rolantes, novo mezanino com área de acesso cinco vezes maior que a antiga (de 610 m² para 3.133 m²) e passarela de integração direta com o metrô, semelhante à estação intermodal Maracanã, além de três novas passarelas.
O local também teve as coberturas das plataformas ampliadas, recebeu nova iluminação em LED, recuperação da comunicação visual, instalação de piso tátil e sistema de captação e reuso da água pluvial. Foram construídas novas passarelas externas de acesso (sobre a Avenida Radial Oeste) e rampa pela Rua General Herculano Gomes (em frente à Quinta da Boa Vista). Já nos banheiros feminino e masculino, foram instalados fraldários retráteis para facilitar os cuidados com bebês.
Estações da SuperVia são revitalizadas
No total, a SuperVia investiu R$ 250 milhões nas obras de reforma e modernização de seis estações olímpicas: São Cristóvão, Engenho de Dentro, Deodoro, Magalhães Bastos, Vila Militar e Ricardo de Albuquerque. Conheça as melhorias realizadas.
Deodoro
Ampliação e reordenação do mezanino, com a construção de nova bilheteria e espaços para lojas comerciais; aplicação de isolante térmico na cobertura da estação para amenizar a temperatura do local; instalação de telhas com transparência, priorizando a luminosidade natural; e modernização da iluminação, substituindo as lâmpadas convencionais por LED. Para adequar a estação aos padrões internacionais de acessibilidade, foram instalados seis elevadores e seis escadas rolantes, piso tátil e banheiros adaptados para uso de deficientes físicos.
Engenho de Dentro
As obras de melhorias contemplam a reforma do mezanino antigo com acessibilidade plena, e a construção de um novo, mais próximo ao estádio Engenhão. Há ainda a instalação de cinco elevadores que levam às plataformas; construção de rampas de acesso pela Rua Arquias Cordeiro e Av. Amaro Cavalcanti; nivelamento das plataformas; reforma dos banheiros; revitalização da iluminação em LED; e implantação de sistema de captação e reuso da água pluvial. A cobertura da estação, tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, também passou por um processo de revitalização. A estação integra os ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri.
Vila Militar
Acessos por meio de rampas – uma ligada à estrada São Pedro de Alcântara e outra fazendo a integração da estação do BRT –; recuperação da fachada; ampliação do mezanino e das plataformas; instalação de elevadores para cadeirantes; cobertura metálica no mezanino e nas plataformas; iluminação em LED; piso tátil; e dois banheiros. As catracas foram substituídas por um modelo mais moderno.
Magalhães Bastos
Ampliação do mezanino; reforma da fachada; nivelamento e cobertura de plataformas; revitalização da iluminação; instalação de dois elevadores; piso tátil; e rampa para um novo acesso dos passageiros.
Ricardo de Albuquerque
Recuperação da fachada e bilheterias; reforma da passagem subterrânea; ampliação da cobertura da plataforma; nova iluminação; e substituição dos modelos das catracas, proporcionando aumento da capacidade de embarque em 25%. Há ainda acessibilidade com a instalação de piso tátil e dois elevadores, além de banheiros com cabines adaptadas para deficientes físicos.