Política e Educação

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 24 de junho de 2014 as 02:06, por: CdB

image

“A forma de fazer política nas grandes nações ocidentais sempre procurou ter como exemplo a prática política dos gregos antigos, e, tornou-se lugar comum a ideia de que o modelo de democracia grega inspirou a forma de organização dos Estados ocidentais no mundo contemporâneo.

Mas ao analisarmos a visão que os gregos tinham da política veremos que isto não se ajusta à realidade do mundo em que vivemos.

Para os gregos a política estava intimamente ligada às necessidades reais da totalidade dos cidadãos e da polis da antiguidade, e deste modo, os políticos deveriam estar afinados com tais interesses, devido a um tipo de democracia direta onde o cidadão intervia na vida pública em todos os seus aspectos.

Isto porque os gregos davam uma importância muito grande a educação de seus cidadãos, entendendo-se ai o conceito de educação não meramente como um processo de treinamento ou, como diria Platão, adestramento ( como o de cães, por exemplo) de aprendizado de ofícios, ciências, etc.

Para o gregos a educação tinha um caráter de formação total do homem, em todos os seus aspectos :filosóficos, morais, éticos, artísticos, estéticos etc, para dar a base de intervenção na realidade dentro do conceito de visão do mundo que eles desejavam.

Vendo a educação não como uma propriedade individual, mas pertencente na sua essência à comunidade, aos interesses coletivos, os gregos procuravam formar um homem de acordo com os conceitos que eles chamavam de Paideia : um homem capaz de construir um processo civilizatório que se sobrepôs a todas as civilizações da Antiguidade.

Essa importância que os gregos davam à educação se devia, também, ao fato do seu interesse em conservar e propagar a sua forma de existência social e espiritual.

A natureza de um homem na sua dupla estrutura corpórea e espititual, com o qual ele deveria interagir na realidade do universo, sendo por ele influenciado e o influenciando , exigiu a formação de instrumentos para essa ação!

Através da educação fizeram a transmissão dos seus valores, conceitos éticos, estrutura jurídica, estética, etc, dentro de uma “visão de mundo” própria da sociedade que criaram. E, nesse sentido, influenciaram profundamente as sociedades que existiam na Antiguidade, bem como, com mais força ainda, a sociedade ocidental cristã , até um determinado momento .

Sendo, então, a educação a base da formação do homem grego, não caberia então à política e os homens públicos se distanciarem desse padrão – de um homem total- pois ao homem público era cobrado um comportamento ético, onde a honra tinha um papel destacado.

Servir aos interesses da comunidade era uma forma de conduta exigida aos políticos , sendo a separação entre o público e o privado um elemento determinante na carreira pública .

Mas, como a política na atualidade não se exercita no campo das idéias , e sim no campo dos negócios, a preocupação com tais elementos deixou de existir. Deslocou- se então do campo dos intereses da comunidade para meramente fazer parte de uma carreira pessoal, onde o público e o privado passam a fazer parte do mesmo componente.

Os elementos da retórica e da representação passaram então a servir unicamente a necessidade de se construir uma imagem, sem qualquer compromisso com o bem estar público.”

Serra da Mantiqueira, junho de 2014
Arlindenor Pedro

arlindenor@gmail.com

Blog: http://arlindenor.com/