Polícia prende milicianos que extorquiam comerciantes no Rio

Arquivado em: Destaque do Dia, Polícia, Rio de Janeiro, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 17 de março de 2023 as 14:38, por: CdB

Os criminosos confessaram que extorquiram os comerciantes a pagarem uma “taxa de segurança”. Eles tentaram se desfazer da pistola com numeração raspada que estavam utilizando, mas a arma foi apreendida pelos agentes.

Por Redação, com ACS – de Rio de Janeiro

Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) prenderam, na quinta-feira, dois homens que estavam extorquindo comerciantes de Campo Grande, Zona Oeste do Rio.

Polícia Civil prende dois milicianos que extorquiam comerciantes de Campo Grande

Eles responderão pelos crimes de extorsão majorada pelo concurso de pessoas e pelo emprego de arma de fogo e constituição de milícia privada.

As investigações duraram três semanas e demonstraram que os criminosos integram o grupo liderado por Luis Antônia da Silva Braga, o “Zinho”.

Na quinta, os agentes ficaram de campana e presenciaram os criminosos entrando e saindo dos comércios. Logo após deixarem um dos estabelecimentos e entrarem em um veículo, os milicianos foram abordados pelos policiais civis e não reagiram.

Os criminosos confessaram que extorquiram os comerciantes a pagarem uma “taxa de segurança”. Eles tentaram se desfazer da pistola com numeração raspada que estavam utilizando, mas a arma foi apreendida pelos agentes. Além da arma, certa quantia em espécie que tinham acabado de extorquir também foi apreendida, bem como material tático de uso policial e listas que comprovam as extorsões realizadas.

Drogas

Policiais civis da 14ª DP (Leblon) e policiais militares realizaram uma operação, na quinta-feira, para combater a venda de entorpecentes na Cruzada São Sebastião, no Leblon, Zona Sul da capital. Após os agentes chegarem ao local, criminosos fugiram para o interior dos blocos e apartamentos. Outros suspeitos tiveram dados consultados pelos agentes, que também verificaram as situações de motocicletas.

Segundo os policiais, a localidade possui ponto de venda de crack, o que atrai consumidores que também realizam furtos na região. Os delitos são praticados, em sua maior parte, por motoboys sem placa e usuários de drogas.

A operação faz parte de uma série de medidas adotadas para reduzir os furtos no bairro, que continuarão a ser realizadas.

Acusado de lesão corporal grave é preso em Pilares

Policiais civis da 29ª DP (Madureira) prenderam, na quarta-feira, um policial militar aposentado acusado de lesão corporal grave contra a ex-amante. Ele foi capturado no bairro de Pilares, na Zona Norte, em decorrência da Operação Átria.

Segundo as investigações, o acusado, por não aceitar o fim da relação, que durou oito anos, pulou o muro da casa da ex-amante e, após uma discussão acalorada, sacou uma arma de fogo e efetuou um tiro contra ela. O disparo atingiu a mulher na altura da cintura.

Agentes prendem ladrão de extintor de incêndio de estações do BRT

A Secretaria de Ordem Pública, por meio do Programa BRT Seguro, prendeu na quinta-feira um homem que furtava extintores de incêndio das estações do BRT. A Central de Controle e Monitoramento da Mobi-Rio avistou o indivíduo pelas câmeras e chamou os agentes do BRT Seguro que, imediatamente, foram à estação Morro do Outeiro para prender o criminoso.

O Centro de Controle e Monitoramento da Mobi-Rio e o BRT Seguro estavam monitorando há dias a movimentação do suspeito dentro das estações.

Em apenas 20 dias, o homem fez nove furtos, sendo o primeiro em  24 de fevereiro e, o último, terça-feira (14/03), nas estações dos corredores Transolímpica (Leila Diniz, Ventura, Minha Praia, Olof Palme, Tapebuias, Boiuna, Catedral do Recreio) e Transcarioca (Praça do Bandolim).

– Essa é mais uma prisão muito importante realizada pelos agentes do BRT Seguro e da Seop. Vínhamos monitorando esse indivíduo, que praticou diversos furtos de extintores de incêndio das estações, em um curto intervalo de tempo. Hoje, por meio do nosso setor de inteligência e do patrulhamento conseguimos efetuar a captura e encaminhá-lo até a autoridade policial. Seguiremos trabalhando para trazer segurança ao cidadão, especialmente para os que usam o BRT – disse o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Desde o início do BRT Seguro, em junho de 2021, foram realizadas 1.840 prisões por roubo, furto, depredação, importunação sexual, desacato e tráfico de drogas. Também foram registradas 6.493 multas por evasão de passagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *