Polícia francesa prende 36 torcedores em Lille

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 16 de junho de 2016 as 11:50, por: CdB

Tumulto após partida da Eurocopa entre Rússia e Eslováquia deixa 16 feridos. Policiais usam gás lacrimogêneo e cassetetes. Ministério do Interior afirma que 323 pessoas foram detidas desde o início da competição

Por Redação, com agências internacionais – de Paris:

A polícia francesa prendeu 36 torcedores depois de confrontos que se estenderam até a madrugada desta quinta-feira na cidade de Lille. Dezesseis feridos foram levados a hospitais.

A confusão começou na noite de quarta-feira após a derrota da Rússia para a Eslováquia por 2 a 1 na segunda semana da Eurocopa 2016. Fãs do futebol inglês provocaram os russos cantando músicas ofensivas e atirando garrafas.

A polícia francesa prendeu 36 torcedores depois de confrontos que se estenderam até a madrugada desta quinta-feira na cidade de Lille
A polícia francesa prendeu 36 torcedores depois de confrontos que se estenderam até a madrugada desta quinta-feira na cidade de Lille

A maioria dos detidos é torcedor da Inglaterra. Segundo um policial local, seis dos presos são russos envolvidos nos confrontos em Marselha no fim de semana, que deixaram 35 feridos.

Em Lille, policiais tiveram de usar gás lacrimogêneo, spray de pimenta e cassetetes. Os torcedores ingleses estão na cidade à espera da partida entre Inglaterra e País de Gales na vizinha Lens, nesta quinta-feira.

Cerca de 3.900 policiais foram enviados à região. As autoridades locais pediram a bares de Lille que não vendam bebidas alcoólicas aos torcedores ou fechem durante os jogos, para evitar novas confusões.

Mais prisões

O Ministério do Interior francês divulgou nesta quinta-feira que 323 detenções foram efetuadas desde o início da Eurocopa, no último dia 10 de junho. Oito dos detidos foram condenados à prisão, segundo nota do ministério.

Na quarta-feira, 43 russos que viajavam num ônibus para Lille foram detidos. O Ministério do Exterior da Rússia convocou o embaixador francês no país, Jean-Maurice Ripert, alegando que as detenções tiveram um “caráter discriminatório”.

– Mais sentimento anti-Rússia em relação à participação do nosso time na Eurocopa tem o poder de prejudicar substancialmente as relações entre Rússia e França – diz o comunicado.

A Uefa ameaçou banir a Rússia do torneio caso episódios de violência envolvendo torcedores do clube se repitam.

No último sábado, os incidentes em Marselha se alastraram às imediações e ao interior do estádio Vélodrome, palco do empate entre ingleses e russos (1 a 1), pelo Grupo B do torneio.

Uefa lamenta violência

A Uefa informou nesta quinta-feira que lamenta os confrontos nas ruas de Lille durante a noite na véspera da partida da Euro 2016 entre Inglaterra e País de Gales, mas que não vai tomar nenhuma providência para punir a violência entre torcedores.

A tropa de choque da polícia francesa realizou prisões e usou gás lacrimogêno para dispersar torcedores ingleses na noite de quarta-feira. A polícia informou que cerca de 50 pessoas ficaram feridas na quarta-feira e 16 delas foram hospitalizadas.

– A Uefa lamenta os conflitos que ocorreram em Lille na noite passada. Forças da polícia fizeram diversas prisões e foram rápidas em restaurar ordem e manter a situação sob controle – informou a Uefa em comunicado.

O comunicado não fez referência sobre qualquer ação que possa ser tomada.

Após violência em Marselha antes e depois do empate por 1 a 1 entre Inglaterra e Rússia no sábado, a Uefa alertou à Inglaterra que uma repetição de comportamento violento de torcedores poderia expulsar a equipe do torneio continental.

A Uefa também disse à Rússia que pode ocorrer uma desclassificação caso haja repetição de comportamento violento de torcedores, que incluíram ataques contra torcedores ingleses dentro do estádio no final da partida.

Protesto a Euro 2016 “anti-russa”

A rivalidade e a violência entre torcedores de futebol invadiram a política global quando Moscou convocou o embaixador francês em protesto contra as detenções de russos na Euro 2016 e alertou que um sentimento “anti-russo” pode prejudicar as relações entre Rússia e França.

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, acusou os torcedores de outros países de “ações absolutamente provocativas” no torneio, como o pisoteio da bandeira russa.

A polícia usou gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar torcedores ingleses na quarta-feira perto da estação de trem de Lille, cidade do norte francês que sedia jogos do Campeonato Europeu, disse uma fonte policial.

A polícia interveio depois que os torcedores começaram a correr em todas as direções após uma detonação de origem desconhecida, contou a fonte à Reuters.

Mais cedo, na mesma área, a polícia repeliu um grupo de torcedores ingleses quando eles começaram a se mostrar ameaçadores, disse a fonte.

As autoridades inundaram a cidade de policiais antes das próximas partidas de Rússia e Inglaterra na competição.

– Hoje, a medida é muito simples: encher os espaços públicos de policiais para não haver oportunidade para nenhuma forma de hooliganismo – disse o ministro dos Esportes, Patrick Kanner, à rádio RTL.

Em Moscou, o Ministério das Relações Exteriores afirmou ter convocado o embaixador francês, Jean-Maurice Ripert, nesta quarta-feira.

O enviado da França foi notificado a respeito da “discriminação” contra cidadãos russos, disse a pasta, acrescentando que “novos incentivos a sentimentos anti-russos” podem prejudicar as relações entre os dois países.