Pneumonia atípica: Três mortos no Canadá; sete novos casos em Cingapura

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 12 de abril de 2003 as 18:55, por: CdB

A misteriosa Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars) fez mais três vítimas no Canadá. Segundo as autoridades sanitárias do país, 13 pessoas já morreram devido aos sintomas relacionados com a pneumonia atípica. O surto da pneumonia no Canadá apareceu em Toronto no mês de março.

Em Cingapura mais sete novos casos foram registrados nas últimas 24h, o que aumenta para 147 o número de casos registrados desde 21 de março. Segundo o Ministério da Saúde, 60 pessoas ainda estão hospitalizadas.

O Hospital Geral de Cingapura está atendendo a maior parte dos novos casos. O hospital é um dos cinco centros hospitalares públicos onde o vírus se espalhou, na sua maior parte entre os funcionários.

Uma pessoa fugiu da quarentena estabelecida pelo hospital, o que levou as autoridades sanitárias a colocar nos pacientes pulseiras eletrônicas para evitar novas fugas.

Nesta sexta-feira a França reportou 5 casos da pneumonia à Organização Mundial da Saúde (OMS). O país tem mais 12 pessoas em observação.

O diretor do Programa de Doenças Contagiosas da OMS, David Heymann, declarou não saber se a doença “vai se transformar em endêmica, como a tuberculose ou a malária”.

A OMS lançou o alerta internacional há um mês sobre a nova doença na Ásia que já matou 116 pessoas e contaminou mais de 2.800 outras. De todos esses casos, 1.337 pacientes já se recuperaram da pneumonia atípica. Em 4 por cento dos casos, a enfermidade é letal.

Os sintomas relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars) são febre alta, tosse seca e dificuldades na respiração. Por enquanto, não existe qualquer tipo de vacina contra o vírus.