Plataforma vai gerar mais 30 mil empregos no Estado

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 15 de abril de 2004 as 10:05, por: CdB

A governadora Rosinha Garotinho assina nesta quinta-feira, às 9h, em cerimônia no Salão Nobre do Palácio Guanabara, decreto pelo qual concede incentivos fiscais à Petrobras por ter encomendado a construção no país da plataforma marítima P-51. A plataforma será construída pelo Estaleiro BrasFels (antigo Verolme), em Angra dos Reis, no litoral sul do Estado, o casco flutuante pela Nuclep, em Itaguaí, na Região Metropolitana, e demais componentes montados em outras regiões do Estado.

A decisão da empresa de construir a P-51 totalmente no país deveu-se à promessa feita pela governadora Rosinha Garotinho ao presidente Lula de conceder os incentivos necessários. Segundo o secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, o projeto deverá gerar quase 30 mil empregos no estado: 7.500 diretos e 22 mil indiretos.

– Além dos empregos, a obra beneficiará estaleiros, montadoras fluminenses e indústrias fornecedoras de bens e serviços nacionais – destacou Victer.

Quanto à construção do casco na Nuclep, Victer ressalta que esta é uma obra pioneira no país, envolvendo 14 mil toneladas de peso e dimensões como 33 metros de altura, 85 metros de largura e 85 metros de comprimento.

– A Nuclep encontrava-se com cerca de 90% de ociosidade. Com a encomenda, esperamos reverter um quadro de 10 anos da empresa operando no negativo – completou.

Além da governadora e Victer, estarão presentes os prefeitos das cidades beneficiadas com a obra, representantes de entidades ligadas aos trabalhadores e empresários do setor, presidentes de diversas empresas envolvidas na construção da plataforma e outras autoridades e executivos.