Plano de vôo indica que Legacy estava em altitude errada

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 9 de outubro de 2006 as 20:56, por: CdB

De acordo com a matéria exibida pelo Jornal Nacional, nesta segunda-feira, o jato Legacy estava voando em altitude errada. O jatinho deveria decolar de São José dos Campos e manter a altitude de 37 mil pés até Brasília. Ao passar pela cidade, o avião deveria descer a 36 mil pés. Cerca de 513 km depois de baixar a 36 mil pés, quando cruzasse a posição Teres, um ponto virtual de controle aéreo, 307 quilômetros antes do local da colisão, o Legacy deveria subir para outra altitude: 38 mil pés.

No momento da colisão, tanto o Boeing da Gol quanto o avião Legacy se encontravam a 37 mil pés. Os pilotos do jatinho alegaram, em depoimentos às autoridades brasileiras, que simplesmente cumpriram o plano de vôo. Mas a análise do documento mostra que isso não é verdade: se tivessem seguido o plano, estariam a 38 mil pés, não a 37 mil, e a colisão teria sido evitada.

No último dia 29 de setembro, o jatinho chocou-se com um Boeing 737-800 da Gol. Os 154 ocupantes do Boeing morreram. O Legacy, com sete pessoas, conseguiu fazer um pouso de emergência.