Pioneiro dos carros elétricos passa a defender agora as células de hidrogênio

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Publicado quinta-feira, 14 de setembro de 2023 as 19:45, por: CdB

Ex-executivo da Audi que se tornou ministro da ciência e tecnologia da China, Wan convenceu os líderes há duas décadas a apostar na eletrificação dos veículos, vendendo a ideia não só como uma forma de impulsionar o crescimento econômico mas também para enfrentar a dependência da China das importações de petróleo e a poluição.

Por Redação, com Bloomberg – de Munique, Alemanha

Um dos pioneiros na estratégia de eletrificação da frota de carros da China está convencido de que os veículos a hidrogênio vão desempenhar um papel importante no maior mercado automotivo do mundo. Os veículos movidos a células de combustível serão fundamentais, especialmente no noroeste da China, onde as distâncias entre as cidades são longas e a adoção de carros elétricos permanece baixa, disse Wan Gang.

Wan Gang
O engenheiro Wan Gang acredita que as células de hidrogênio são o combustível do futuro

— Primeiramente, precisamos construir um sistema de hidrogênio verde — disse Wan em uma conferência no salão do automóvel de Munique. Em algumas regiões, os carros híbridos plug-in e a hidrogênio podem até ser predominantes em relação aos modelos totalmente elétricos, acrescentou.

Ex-executivo da Audi que se tornou ministro da ciência e tecnologia da China, Wan convenceu os líderes há duas décadas a apostar na eletrificação dos veículos, vendendo a ideia não só como uma forma de impulsionar o crescimento econômico mas também para enfrentar a dependência da China das importações de petróleo e a poluição.

 

Mercados

A sua estratégia – utilizar subsídios governamentais para atrair fabricantes de automóveis – tornou a China o principal mercado para elétricos. Promover o hidrogênio é “muito benéfico”, uma vez que o combustível também pode ser utilizado no transporte marítimo e ferroviário, disse Wan, engenheiro mecânico formado na Alemanha.

— Especialmente a frota de veículos comerciais da China poderia se beneficiar de sistemas de transmissão a hidrogênio — salientou.

A BMW construiu dezenas de veículos de teste a hidrogênio nos últimos anos e está aberta a colocar o sistema de transmissão também em seus veículos ‘Neue Klasse’, previstos para meados da década, disse o CEO Oliver Zipse no mesmo evento. A empresa revelou neste fim de semana o primeiro protótipo de seus elétricos de próxima geração no salão do automóvel.

— Para nós, falar de veículos com emissões zero significa sempre falar também de hidrogênio — resumiu Zipse, acrescentando que a China deveria adicionar mais postos de abastecimento perto dos centros urbanos para reforçar a relevância da tecnologia para os clientes privados.

 

Produção

Os veículos a hidrogênio estão lutando para decolar devido aos elevados custos e a uma infraestrutura de abastecimento incipiente.

A Mercedes-Benz descontinuou a versão movida a hidrogênio do SUV GLC, produzido em pequenos lotes. Embora a Honda tenha interrompido a produção de seu modelo a hidrogênio Clarity em 2021, a montadora anunciou planos para iniciar a produção de um veículo com célula de combustível nos Estados Unidos, já em 2024.

A BMW opera uma frota de teste de 80 veículos utilitários esportivos iX5 movidos a hidrogênio e está operando um programa de test drive. A empresa decidirá sobre a potencial produção em série na segunda metade desta década.

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