Piloto canadense será substituto de Massa na Williams em 2017

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 3 de novembro de 2016 as 14:11, por: CdB

Stroll será o piloto mais jovem no grid de largada da próxima temporada, mas não o mais jovem a largar em uma corrida de F1, esse posto pertence a Max Verstappen, da Red Bull

Por Redação, com Reuters – de Grove, Inglaterra:

O jovem canadense Lance Stroll irá fazer sua corrida de estreia na Fórmula 1 com a equipe ex-campeã mundial Williams na próxima temporada, anunciou a escuderia nesta quinta-feira.

O jovem canadense Lance Stroll irá fazer sua corrida de estreia na Fórmula 1 com a equipe ex-campeã mundial Williams
O jovem canadense Lance Stroll irá fazer sua corrida de estreia na Fórmula 1 com a equipe ex-campeã mundial Williams

Nascido em Montreal, Stroll, que comemorou seu 18º aniversário em 29 de outubro. E ainda tem que passar no exame regular de motorista. Será o primeiro piloto de F1 do Canadá desde Jacques Villeneuve, campeão de 1997 pela Williams que se aposentou em 2006.

Filho do bilionário da moda Lawrence Stroll, que fez fortuna com as grifes Tommy Hilfiger e Michael Kors. Lance irá correr ao lado do experiente finlandês Valtteri Bottas nos carros de motor Mercedes.

Ele irá substituir o brasileiro Felipe Massa, que já havia anunciado sua aposentadoria da modalidade.

– Só mais uma quinta-feira comum – brincou o jovem Stroll quando foi questionado, em uma coletiva de imprensa, como se sentiu com a notícia. “Acho que a ficha ainda não caiu para valer. Passei 2016 concentrado na F3”.

– Venho de família rica, não vou negar – acrescentou o morador de Genebra quando se insinuou que ele não estaria na equipe se seu pai não estivesse bancando sua carreira. Mas acrescentando que seu histórico fala por si mesmo.

Stroll será o piloto mais jovem no grid de largada da próxima temporada. Mas não o mais jovem a largar em uma corrida de F1. Esse posto pertence a Max Verstappen, da Red Bull, que tinha 17 anos e 166 dias de vida quando estreou com a Toro Rosso no Grande Prêmio da Austrália de 2015.

Vettel

O piloto da Ferrari Sebastian Vettel deve escapar de uma grande sanção após pedir desculpas ao diretor de corridas da Fórmula 1. Charlie Whiting, e à FIA pela atuação carregada de palavrões no Grande Prêmio do México.

Uma fonte da FIA disse à agência inglesa de notícias Reuters na terça-feira que o tetracampeão mundial não será intimado a se apresentar em tribunal do órgão. Que realiza audiências de casos disciplinares que não são tratados pelos comissários da corrida.

O tribunal poderia impor qualquer coisa, até mesmo uma suspensão da corrida.

A fonte disse que a FIA irá deixar claro a Vettel, no entanto, que haverá uma resposta dura caso haja outro caso.

Parte de sua raiva tinha Whiting como alvo. Após a direção da corrida não ordenar imediatamente que Max Verstappen, da Red Bull, deixasse Vettel ultrapassar. Após o holandês ganhar vantagem ao ultrapassar os limites da pista, enquanto defendia a terceira posição.

As frases de Vettel foram transmitidas na TV mundialmente no domingo, com os palavrões censurados.

Vettel subiu para terceiro lugar após a corrida e apareceu no pódio. Antes de ser rebaixado para quinto lugar por ação defensiva ilegal contra o companheiro de equipe de Verstappen, Daniel Ricciardo.

O chefe da Red Bull, Chirstian Horner, disse no domingo que esperava algum tipo de punição para Vettel.

– Em qualquer esporte, você não pode abusar do árbitro – disse.

As frases de Vettel foram transmitidas na TV mundialmente no domingo, com os palavrões censurados.