Piercing no mamilo causa produção de leite

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 26 de novembro de 2002 as 01:58, por: CdB

Cerca de cinco semanas depois de colocar piercings nos dois mamilos e ter procurado um médico com sintomas de infecção, uma mulher americana de 20 anos começou a produzir leite sem estar grávida ou amamentando.

O diretor e médico Geoffrey Modest, do Centro de Saúde Corner, Massachusetts, suspeita que o estímulo provocado pelos adereços e pela infecção fez com que os níveis de prolactina (hormônio produzido pela glândula pituitária) se elevassem, o que desencadeia a produção de leite.

Quando a paciente retirou os piercings, os níveis de prolactina caíram. Normalmente, quando as taxas desse hormônio estão muito altas indicam um tumor na pituitária ou podem ser resultado do uso de certos medicamentos ou podem indicar infertilidade ou problemas no ciclo menstrual.

Ainda segundo Modest, nunca se viu nada parecido e nunca houve um caso de nível tão alto de prolactina devido ao estímulo da mama, e que o mais interessante seria estudar um grupo de homens e mulheres que tenham piercing no mamilo pra ver se elas têm níveis elevados do hormônio.