PF prende passageiro com mais de 3 kg de cocaína em cinta elástica

Arquivado em: Brasil, Destaque do Dia, Polícia, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 20 de dezembro de 2021 as 14:19, por: CdB

Policiais federais foram acionados por funcionários que fiscalizam os passageiros, no controle migratório, em razão da suspeita de conteúdo ilegal oculto em uma espécie de cinta elástica usada, na região do abdômen, por um homem.

Por Redação, com ACS – de Brasília

A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, prendeu no domingo, um passageiro tentando embarcar com droga para a África.

O suspeito tinha como destino a cidade de Kano, na Nigéria

Policiais federais foram acionados por funcionários que fiscalizam os passageiros, no controle migratório, em razão da suspeita de conteúdo ilegal oculto em uma espécie de cinta elástica usada, na região do abdômen, por um homem.

O passageiro, nacional da Nigéria, de 43 anos de idade, que ingressou no país com solicitação de refúgio, foi preso após os policiais encontrarem um volume, envolto em fita adesiva, contendo mais de 3 Kg de cocaína. O suspeito tinha como destino a cidade de Kano, na Nigéria.

O preso foi apresentado à Justiça Federal, onde poderá responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.

Drogas

A Polícia Federal, com apoio a Polícia Militar, realizou na última sexta-feira mais uma operação para incineração de duas toneladas de drogas. Os entorpecentes foram apreendidos no corrente ano no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A PF empregou forte aparato policial para a segurança da operação; várias equipes foram mobilizadas para preservar e escoltar todo material a ser destruído até o local da incineração.

Na ação, a PF em Santos   realizou o trabalho para a completa destruição da droga,  com base na Lei Antitóxicos (Lei n. 11.343/2006) e realizado, periodicamente, com o apoio de indústrias da circunscrição. A droga foi inserida em um forno industrial de altíssima temperatura para ser consumida pelas chamas e pelo calor em um processo seguro de acordo com a legislação e preservação do meio ambiente.

Somente no ano de 2021 já foram apreendidas cerca de 15 toneladas de cocaína no Porto de Santos.

Operação

A Polícia Federal deflagrou na semana passada, a operação Weizen-3, com o fim de investigar organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas em Cascavel/PR.

Em 12 de agosto de 2020, a Polícia Federal identificou um galpão no Bairro Universitário, em Cascavel, às margens da BR-277, que seria usado por uma quadrilha de traficantes de drogas para armazenar e carregar a droga em caminhões, oculta em carga de produtos alimentícios.

Na oportunidade foram presos cinco suspeitos, além de ter sido apreendido um caminhão carregado com 3,5 toneladas de maconha oculta entre a carga. De acordo com as investigações, o grupo usaria empresas de produtos alimentícios como centros de distribuição de drogas.

Em 19/10/2020 um sexto suspeito de integrar o grupo foi preso conduzindo um veículo no centro de Cascavel.

Na manhã de hoje foram realizadas buscas e apreensões na residência de dois novos investigados para colheita de provas que permitam desmantelar o restante da quadrilha e cessar a prática criminosa.

O nome da operação, WEIZEN, que significa trigo em alemão, é uma referência ao galpão onde foi apreendida a droga, que era usado principalmente para armazenar trigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *