PF prende empresário por sonegação fiscal no Rio

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quinta-feira, 4 de março de 2004 as 21:01, por: CdB

Uma megaoperação da Polícia Federal (PF) foi montada em diversas partes do país, nesta quinta-feira, em torno do empresário Antônio Carlos Chebabe, envolvendo 45 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão. Destes 15 mandados, 10 apenas na cidade de Campos, no norte fluminense. A polícia agiu em diversos locais no mesmo horário: seis da manhã.

O empresário, além de diversos familiares, como a filha Elizabeth, a neta Elisa e o genro D’Janir Azevedo, foram levados algemados para a Superintendência Regional da Polícia Federal, no Rio de Janeiro, para prestar depoimentos. Entre eles, o ex inspetor da 5ª delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Antônio César Leite Gondim, que no raciocínio da PF, pode ter facilitado muitas ações das empresas de Chebabe.

O empresário, dono de uma das maiores fortunas em Campos, tem empresas espalhadas por diversos estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Bahia, nos ramos de combustível, cereais, supermercado e fazendas. Ele é apontado como um dos maiores proprietários rurais no Paraguai.

Chebabe está envolvido em seis processos, acusado por crimes como sonegação fiscal, corrupção ativa e passiva, alteração de combustível, formação de quadrilha, contrabando de evasão de divisa e lavagem de dinheiro.