PF desarticula organização criminosa voltada para o tráfico de drogas

Arquivado em: Brasil, Destaque do Dia, Polícia, Últimas Notícias
Publicado segunda-feira, 24 de junho de 2024 as 13:45, por: CdB

A investigação teve início após a prisão de um homem que desembarcou em voo comercial no aeroporto da capital piauiense portando mais de 3 kg de cocaína na bagagem.

Por Redação, com ACS – de Brasília

A Polícia Federal deflagrou, nesta segunda-feira, a Operação Aereus, com o objetivo de combater o tráfico de drogas interestadual praticado por um grupo criminoso com atuação nos Estados de Mato Grosso e Piauí.

A operação Aereus cumpre mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em dois estados brasileiros

Policiais federais cumpriram cinco mandados judiciais nos municípios de Teresina/PI e Cáceres/MT, sendo três de prisão preventiva (dois em Cáceres e um em Teresina) e dois de busca e apreensão (Cáceres). Todos os mandados foram expedidos pela Central de Inquéritos de Teresina.

A investigação teve início após a prisão de um homem que desembarcou em voo comercial no aeroporto da capital piauiense portando mais de 3 kg de cocaína na bagagem. Com o avanço do trabalho investigativo, foi identificada uma associação criminosa que atuava no tráfico de drogas pelo modal aéreo entre diversos estados, dentre eles, o itinerário Mato Grosso e Piauí.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e outros que venham a ser identificados no decorrer da investigação.

Aeroporto Internacional de São Paulo

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Receita Federal, prendeu entre os dias 21 e 24 deste mês, quatro passageiros por tráfico internacional de drogas e dois por uso de documento de viagem pertencente a terceiros.

Policiais federais que fiscalizam passageiros e bagagens, com o auxílio de cães farejadores, perceberam a indicação do animal para uma passageira, que embarcaria em voo para a França. A mulher foi entrevistada e passou pelo scanner corporal, momento em que ficou evidenciado que ela transportava volumes sob as roupas. Conduzida à delegacia da PF, a suspeita recebeu voz de prisão em razão do transporte de quase 3 kg de cocaína. A droga se encontrava na forma de cápsulas e em pó, dentro de quatro pacotes.

Em outras ações, três passageiros: um sueco, um nacional da Letônia e um americano, foram presos com mais de 17 Kg de cocaína.

Por fim, dois nacionais de Angola foram detidos por apresentar passaportes de terceiros como se fossem próprios. Eles poderão responder pelo crime de falsa identidade.

Os presos serão apresentados à Justiça Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *