PF deflagra ação de repressão a importação ilegal de pneus do Paraguai

Arquivado em: Brasil, Destaque do Dia, Polícia, Últimas Notícias
Publicado sexta-feira, 2 de agosto de 2024 as 11:15, por: CdB

As investigações apontaram que os paraguaios identificados trabalhavam para um empresário, dono de um estabelecimento comercial de revenda de pneus.

Por Redação, com ACS – de Brasília

Policiais federais deflagraram, na manhã desta sexta-feira, a operação Carina, que visa a repressão da importação ilegal de pneus oriundos do Paraguai, comercializado na região oeste do estado do Paraná.

Na Operação Carina, um indivíduo foi preso com mais de 100 pneus importados ilegalmente no estabelecimento comercial

Policiais lotados na Delegacia de Foz do Iguaçu deram cumprimento a dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em dois endereços localizados na cidade de Cascavel, PR, sendo um deles um estabelecimento comercial que revendia pneus estrangeiros sem autorização legal.

A operação teve início com a identificação de dois paraguaios, que eram responsáveis por transportar, para o Brasil, grande quantidade de pneus oriundos do Paraguai, através de embarcações que atravessavam o rio Paraná, em Foz do Iguaçu. As investigações apontaram que os paraguaios identificados trabalhavam para um empresário, dono de um estabelecimento comercial de revenda de pneus.

Na deflagração, servidores da Receita Federal apoiaram a ação policial, fiscalizando o estabelecimento comercial, alvo da operação, onde foram encontrados mais de cem pneus estrangeiros armazenados.

O responsável pelo estabelecimento foi preso em flagrante pelo crime de descaminho. Ao todo, foram apreendidos uma caminhonete, mais de cem mil reais em espécie, dezenas de folhas de cheques, mais de cem pneus importados ilegalmente, além de documentos e mídias que serão analisados posteriormente no bojo da investigação.

Crimes transnacionais na fronteira com a Bolívia

A Polícia Federal realizou a operação Vigia Mamoré para prevenção e repressão a crimes na fronteira do Brasil com a Bolívia entre os dias 16 a 26 de julho. Durante 10 dias, foram realizados patrulhamentos fluviais no rio Mamoré e terrestres nas áreas fronteiriças de Guajará-Mirim, RO, especialmente em locais utilizados como portos clandestinos, nos quais foram identificadas a prática de tráfico internacional de drogas, contrabando de migrantes, tráfico de pessoas e contrabando e descaminho de mercadorias, entre outros crimes.

Além disso, também foram realizadas ações de fiscalização no Porto Alfandegado de Guajará-Mirim/RO. Nesse sentido, para a realização de mais de 200 abordagens visando prevenir e reprimir a ocorrência de ilícitos transnacionais, a ação empregou três embarcações e contou com 12 policiais federais.

Durante a operação, foram presas em flagrante sete pessoas, duas por contrabando de migrantes e cinco pessoas por tráfico de drogas, bem como foram apreendidos aproximadamente 48 kg de maconha, 1,5 kg de cocaína, cinco veículos, uma arma de fogo e vários produtos contrabandeados. Também foram capturadas duas pessoas foragidas da Justiça. Além da prevenção e repressão a crimes na região de fronteira, a operação buscou inibir o fluxo clandestino de pessoas e de mercadorias realizado entre o Brasil e a Bolívia por meio do rio Mamoré.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *