PF combate grupo criminoso em operação contra extração de minério ilegal

Arquivado em: Brasil, Destaque do Dia, Últimas Notícias
Publicado quinta-feira, 18 de julho de 2024 as 13:22, por: CdB

A investigação iniciou-se a partir de um relatório recebido pela Agência Nacional de Mineração informando que certa cooperativa de garimpeiros apresentou relatório anual de lavra, entre 2020 e 2022, com a validade vencida.

Por Redação, com ACS – de São Paulo

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, a Operação Rios de Ouro, com o objetivo de combater grupo criminoso envolvido na extração e exploração irregular de minérios ao longo do Rio Jutaí, interior do Amazonas. Policiais cumprem quatro mandados de busca e apreensão em locais estratégicos identificados durante as investigações na cidade de Porto Velho/RO e Itaituba/PA.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Rondônia e no Pará

A investigação iniciou-se a partir de um relatório recebido pela Agência Nacional de Mineração informando que certa cooperativa de garimpeiros apresentou relatório anual de lavra, entre 2020 e 2022, com a validade vencida. Dessa forma, ficou constatado lavratura de minérios sem a devida permissão.

No curso da investigação, foi detectado que os responsáveis pela cooperativa realizavam contratos de parceria com dragas garimpeiras para extração do ouro, utilizando permissões de lavra garimpeira inexistentes.

A medida de busca e apreensão visa obter elementos que comprovem a prática dos crimes de extração ilegal de minério e usurpação de bens da União, além de aprofundar a investigação sobre o destino dos minérios.

Exploração sexual infantojuvenil via Internet

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, a 15ª fase da Operação Cassiel que visa reprimir a prática de crimes envolvendo abuso e exploração sexual infantojuvenil via internet.

Policiais cumprem dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Cosmorama e Valentim Gentil, em São Paulo, com o objetivo de apreender computadores, celulares e mídias de arquivos de informática que possam conter vídeos e/ou imagens contendo exploração sexual infantojuvenil que estejam armazenados e/ou disponibilizados na rede mundial de computadores. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de São José do Rio Preto.

Durante a busca em Valentim Gentil, o investigado foi preso em flagrante, pois foram encontrados em sua residência vasto material armazenado contendo exploração sexual infantojuvenil. Ele poderá responder pelo crime de adquirir, possuir ou armazenar fotografias, vídeos ou outras formas de registros que contenham cenas de abuso sexual infantojuvevil.

A Polícia Federal já cumpriu, no âmbito da Operação Cassiel, iniciada em 2022, 20 mandados de busca e apreensão e já efetuou a prisão de 10 pessoas em flagrante nas fases já cumpridas da referida operação.

A Operação Cassiel é uma operação permanente, dedicada exclusivamente a repressão aos crimes de exploração e abusos sexuais relacionados à crianças e adolescentes, através da Internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *