Petróleo reduz ganhos e fecha em leve alta, a U$52,07 em NY

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 10 de maio de 2005 as 17:26, por: CdB

O preço do petróleo fechou esta terça-feira em leva alta, por conta de um movimento de realização de lucro após ter sido negociado acima de 53 dólares o barril, acompanhando o rali dos preços de gasolina.

Na Nymex, os contratos com entrega em junho subiram 0,04 dólar, a 52,07 dólares por barril, depois de atingirem 53,10 dólares por barril. Em Londres, o tipo Brent avançou 0,14 dólar, a 51,43 dólares por barril.

As previsões de aumento nos estoques de petróleo antes da divulgação do relatório do governo dos Estados Unidos, nesta quarta-feira, pesaram sobre o mercado e limitaram a alta.

As reservas de petróleo nos EUA estão no nível mais alto em quase seis anos. Uma pesquisa da Reuters com 14 analistas mostrou previsão média de nova elevação de 1,5 milhão de barris dos estoques na semana de 6 de maio.

O presidente da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), xeique Ahmad al-Fahd al-Sabah, afirmou nesta terça-feira que os 11 membros do grupo vão produzir 30,3 milhões de barris por dia (bpd) em maio e junho, 600 mil bpd a mais em relação a abril.

– Acho que baseado no mercado e nas necessidades do mercado precisamos continuar com 30,3 milhões até o terceiro trimestre porque os preços começaram a se estabilizar – disse ele à Reuters.