Petróleo fecha em baixa após recorde durante a sessão

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 12 de outubro de 2004 as 17:57, por: CdB

O barril do petróleo atingiu novo recorde acima dos 54 dólares em Nova York durante a sessão desta terça-feira, com a medo de escassez da commodity dificultar o fortalecimento dos estoques para o inverno no hemisfério Norte. No final do dia, porém, o petróleo cedeu mais de 1 dólar, com realização de lucros no mercado.

O petróleo nos Estados Unidos chegou a 54,45 dólares o barril, o sexto dia consecutivo de recorde histórico, antes de fechar a 52,50 dólares, recuando 1,14 dólar em relação ao dia anterior.

Em Londres, o petróleo tipo Brent bateu os 51,50 dólares o barril, antes de cair a 49,60 dólares no fechamento.

Os preços do petróleo no mercado internacional subiram 66% este ano com a demanda mais forte em mais de duas décadas pegando os produtores de surpresa e tornando qualquer interrupção na oferta uma ameaça ao abastecimento.

– O medo é que não exista óleo suficiente para calefação e nós já estamos vendo temperaturas baixas na região nordeste dos EUA – disse John Brady, corretor do ABN Amro em Nova York.

Na Nigéria, sexto maior produtor da Opep, uma greve-geral motivada pelo aumento de combustível no país entrou pelo segundo dia nesta terça-feira, mas a produção no país fluía normalmente.