Petróleo cede e mercados da Europa têm 1º ganho em 6 sessões

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado segunda-feira, 29 de agosto de 2005 as 14:55, por: CdB

As bolsas de valores da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira e avançaram pela primeira vez em seis sessões. A recuperação foi estimulada pelo recuo dos preços do petróleo e também pelos papéis dos setores de tecnologia e telecomunicações. O índice FTSEurofirst 300, que reúne as blue chips do continente, fechou em alta de 0,3%, aos 1.167 pontos, após cair em todos os pregões da semana passada.

O barril de petróleo com entrega prevista para outubro chegou a ser negociado a US$ 70,80, um novo recorde. Isso derrubou as ações mais cedo, mas o recuo no preço da commodity, após a redução do grau de intensidade do furacão Katrina nos Estados Unidos fez as bolsas reagirem. O furacão ainda ameaça a costa do Golfo norte-americano, e o barril ainda era negociado em Nova York perto dos US$ 68. Mas algumas petrolíferas se beneficiavam dos altos preços, como a italiana Saipem e a austríaca OMV, que figuravam entre as maiores altas do continente.

A sessão, no entanto, registrava um volume menor de negócios, com Londres fechada por um feriado bancário.

“As atenções do mercado estão se mantendo voltadas para os movimentos do preço do petróleo, e acreditamos que deve permanecer assim por algum tempo”, avaliaram estrategistas do Commerzbank em relatório distribuído ao mercado.

A fabricante finlandesa de celulares Nokia ajudou a dar suporte aos índices, com alta de quase 1%. Os ganhos se deveram à informação, prestada pela companhia, de que chegou a um acordo com a Turquia em reclamações contra a operadora de redes Telsim.

A nórdica de telecomunicações TeliaSonera também teve bom desempenho, com alta de 1,6%, depois de fechar um compromisso de compra da norueguesa Chess.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,59%, para 4.812 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 avançou 0,34%, para 9.938 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 encerrou em alta de 0,43%, a 4.361 pontos.
Em MILÃO, o índice Mibtel exibiu ganho de 0,29%, para 25.476 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 subiu 0,34%, para 7.692 pontos.