Petrobras reajusta preço do gás de cozinha, gasolina e do diesel

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 2 de novembro de 2002 as 00:35, por: CdB

Gasolina, óleo diesel e gás de cozinha (GLP) ficarão mais caros a partir da próxima segunda-feira. A Petrobras anunciou nesta sexta-feira que a partir da zero hora do próximo dia 4 reajustará o preço da gasolina em 12,09% nas refinarias. O preço do óleo diesel subirá 20,5% no mesmo dia. O do botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 quilos será aumentado em 22,8% na terça-feira.

A estatal calculou o impacto destes reajustes ao consumidor, se mantidas as atuais margens de distribuição e revenda, as regras tributárias e o custo do álcool adicionado à gasolina. Na média do país, a gasolina ficaria 9% mais cara para o consumidor, o óleo diesel, 17%, e o gás de cozinha, 12%.

Até a metade da próxima semana, no máximo, os consumidores deverão encontrar combustíveis com preços reajustados nos postos, informou o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo, Sincopetro.

Estes percentuais poderão, no entanto, sofrer variações, para cima ou para baixo, sempre que a competição na distribuição e revenda levar a variações de margens nestes setores ou quando os preços de fornecimento de álcool adicionado à gasolina forem reajustados.

Segundo a Petrobras, o reajuste visa reduzir a defasagem dos preços. Em comunicado a estatal informa que, ao longo dos últimos meses, por orientação de seu Conselho de Administração, optou por aguardar a redução do nível de incertezas então existente para reajustar seus preços, “tendo em vista a natureza incipiente da abertura dos mercados de gasolina e diesel e as incertezas internas e externas que resultaram em elevada volatilidade nos preços desses derivados”.

“Hoje, afastadas as principais incertezas, os preços de derivados no mercado internacional e a taxa de câmbio permanecem em patamares superiores aos que foram adotados pela Companhia na definição dos preços ora praticados”, diz o comunicado.