Petrobras quebra recorde de exploração em águas ultra-profundas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 12 de julho de 2006 as 11:14, por: CdB

O consórcio formado pela Petrobras, pela empresa britânica BG e pela companhia portuguesa Petrogal encontrou óleo leve em águas ultra-profundas, na Bacia de Santos. O poço, ainda em perfuração, está situado em uma área de nova fronteira exploratória, em águas com 2.140 metros de profundidade, e representa um marco histórico na atividade de exploração de petróleo no Brasil: é o primeiro a ultrapassar uma camada de sal de mais de dois mil metros de espessura, no subsolo marinho, e encontrar petróleo.

Por se tratar de uma nova fronteira exploratória, os resultados preliminares são muito importantes, porém serão necessários investimentos adicionais para a avaliação de volume e produtividade desses reservatórios. O poço, o primeiro perfurado no bloco BM-S-11, fica a cerca de 250 quilômetros da costa sul da cidade do Rio de Janeiro e a 280 quilômetros da Refinaria Duque de Caxias (Reduc).

A Petrobras é empresa operadora do bloco, com participação de 65%, a BG tem 25% e a Petrogal, 10 %. Conforme determina a legislação vigente, a descoberta foi comunicada à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).