Petrobras encontra mais petróleo no Golfo do México

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 2 de julho de 2004 as 22:24, por: CdB

A Petrobras anunciou hoje, sexta-feira, uma descoberta de petróleo em águas americanas do Golfo do México, onde opera uma concessão junto a outras empresas internacionais.
A Petrobras explicou em um comunicado que o consórcio fez novas perfurações em um poço pioneiro de avaliação na jazida de St Mau, no bloco Walker Ridge 678, em águas ultra-profundas do Golfo.
Os novos testes detectaram uma área produtora de petróleo de uma espessura superior a 120 metros, abaixo do poço descobridor.  – o que indica a existência de um acúmulo de petróleo ainda maior que o estimada originalmente.
A Petrobras opera no golfo do México através de sua subsidiária Petrobras America Inc, com sede em Houston.
Os resultados preliminares estão sendo avaliados para determinar a magnitude da jazida, segundo a informação.
A nova exploração, a um custo de 31 milhões de dólares, foi feita no poço Dana Point, que havia sido considerado seco no início de 2001, quando foi perfurado até 8.818 metros.
No bloco Walter Ridge 678, a Petrobras possui 25 por cento das ações de um consórcio com as americanas Unocal Corporation (28,75 por cento), Devon Energy Corporation (22,5 por cento), Chevrontexaco Corporation (12,5), EnCana Gulf of México LLC (6,25), Exxonmobil (3,75) e a italiana Eni Spa (1,25).
A jazida de St Mau foi detectada em outubro de 2003 e os resultados de agora corroboram o sucesso da estratégia da Petrobras no Golfo do México, onde o consórcio também testou com sucesso os poços Cascade e Chinook, segundo o comunicado.
A Petrobras tem previstas novas perfurações na área até o fim do ano e este descobrimento e a futura extração de petróleo na zona contribuem para os objetivos do Plano Estratégico da empresa, segundo o comunicado.
A empresa pretende produzir petróleo do Golfo do México e em outras oito frentes internacionais até somar 500 mil barris por dia nos próximos anos.