Petrobras diz à El Paso que deseja suspender pagamentos

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 7 de janeiro de 2005 as 14:49, por: CdB

A Petrobras disse nesta sexta-feira que informou à unidade local da El Paso que quer suspender ou reduzir os pagamentos de contigenciamento para a termelétrica da empresa norte-americana no Brasil.

Em 2001, no auge da crise de energia no país e período de racionamento, o governo usou a Petrobras para financiar a construção de novas termelétricas.

À medida que a demanda por energia caiu como resultado do racionamento, muitas termelétricas têm ficado inativas, mas a Petrobras tem obrigações com algumas unidades de cobrir seus custos se elas não atingirem certas metas de receita.

No mês passado, o diretor de gás da Petrobras, Ildo Sauer, disse que a estatal pagava 8 milhões de dólares mensalmente pelo contrato com a termelétrica Macae Merchant, da El Paso .

Nesta sexta-feira, a Petrobras disse em comunicado que propôs a suspensão de tais pagamentos até que as partes resolvam a questão por meio de negociações, que devem começar imediatamente.

A estatal informou ainda que deseja uma rápida solução amigável. Mas observa que:

-caso isso não seja possível, após o prazo contratual de 30 dias, a Petrobras dará início às medidas processuais cabíveis, para resolver definitivamente a controvérsia.

Sauer havia dito, no mês passado, que uma solução possível para o problema seria a Petrobras comprar a termelétrica, mas dependeria do preço pedido pela El Paso.

Executivos da El Paso não estavam disponíveis para comentar o assunto nesta sexta-feira. Eles já tinham se recusado a falar sobre o assunto anteriormente.