Petrobras confirma alto rendimento de poços em terras baianas

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 8 de agosto de 2006 as 11:35, por: CdB

Os dois primeiros poços perfurados pela Petrobras no campo de Manati, no sul da Bahia, confirmaram o grande potencial dos reservatórios, informou a estatal em um comunicado nesta terça-feira. “Juntos, os dois poços apresentaram vazão de, aproximadamente, 1,8 milhão de metros cúbicos de gás natural e 60 metros cúbicos de condensado de petróleo por dia”, informou a empresa em nota.

A previsão é que o campo de Manati inicie a produção em setembro, inicialmente de 2 milhões de metros cúbicos por dia e com perspectiva de atingir 3 milhões de metros cúbicos. Mais cinco poços serão perfurados e no início de 2007 o campo deverá estar produzindo 6 milhões de metros cúbicos diários. Para entrar em operação, o projeto Manati precisa da instalação de uma plataforma fixa de produção em águas rasas, 125 quilômetros de gasodutos e uma estação de tratamento de gás no município de São Francisco do Conde (BA).

Segundo a Petrobras, as obras dessas unidades estão em fase final de construção.

Nova rodada

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) excluiu da 8ª Rodada de Licitações, agendada para os dias 28 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro, a bacia de Campos, a maior reserva petrolífera brasileira. Por determinação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), foram excluídas 11 bacias, de um total de 18, previstas inicialmente para a Rodada. O objetivo dessa 8ª Rodada, segundo nota divulgada pela ANP, é focar os investimentos no aumento das reservas de gás natural e petróleo leve.

Segundo a agência, que divulgou nesta terça-feira a lista de bacias, serão ofertadas na licitação 284 blocos em 14 setores das bacias de Barreirinhas, Espírito Santo, Pará-Maranhão, Pelotas, Santos, Sergipe Alagoas-Alagoas e Tucano Sul, com um total de 101 mil quilômetros quadrados em áreas de exploração. A licitação incluirá 35 blocos marítimos de elevado potencial em cinco setores das bacias de Espírito Santo e Santos e 153 blocos em setores considerados como novas fronteiras marítimas, leiloados com o objetivo de promover novas zonas de produção nas bacias de Barreirinhas, Espírito Santo, Pará-Maranhão, Pelotas, Santos e Sergipe-Alagoas. Serão leiloados, ainda, 47 blocos em um setor na bacia de Tucano Sul, para atrair investimentos e aumentar o conhecimento geológico nesta área; além de 49 áreas maduras da bacia terrestre de Sergipe-Alagoas.

Nas sete rodadas de licitações de blocos exploratórios já realizadas pela ANP desde 1999, o setor ganhou 56 concessionários que atuam em uma área correspondente a 300 mil quilômetros quadrados, ou 4,7% das 29 bacias sedimentares de petróleo e gás natural brasileiras.