Pesquisadores emprestam pedaços do Columbia da Nasa

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 21 de maio de 2004 as 04:11, por: CdB

As primeiras peças dos destroços do ônibus espacial Columbia foram emprestadas a pesquisadores do setor privado sob um plano que visa a tornar a nave disponível para estudos. A informação foi divulgada na última quinta-feira pela Nasa.

Ao contrário do ônibus Challenger, destruído em um acidente no lançamento, em 1986, e depois enterrado em um silo de mísseis, a Nasa decidiu catalogar cada uma das milhares de peças recuperadas no Texas e na Louisiana e entregá-las para pesquisadores que solicitarem o acesso.

As peças estão guardadas em uma área climatizada do gigantesco hangar de montagem de naves no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O Columbia, que foi o primeiro ônibus espacial, se desintegrou no ar quando voltava à Terra, em fevereiro de 2003, matando os sete astronautas a bordo.

Oito pedaços do Columbia, inclusive da fuselagem e de vários tanques, estão a caminho da empresa The Aerospace Corporation, na Califórnia, onde os efeitos do calor e da fricção da volta à atmosfera poderão ser estudados. Várias outras empresas já pediram para ter acesso aos destroços.

– A idéia de estudar as peças do Columbia surgiram para mim no hangar dos destroços logo após o acidente – disse o diretor de lançamentos de ônibus espaciais, Mike Leinbach.

– Estava claro para mim que poderíamos aprender muito com isso, e por isso não deveríamos enterrar os destroços como fizemos com a Challenger – falou.