Pescadores do Rio ganharão projeto de beneficiamento de pescado

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 16 de julho de 2005 as 10:19, por: CdB

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) começa a implantar, em agosto, o projeto Desenvolvimento da Atividade de Beneficiamento de Pescado de Macaé. O objetivo é ajudar os moradores do local a criarem uma cooperativa de economia solidária, voltada para a atividade pesqueira no município, localizado no litoral norte fluminense.

Segundo o coordenador do projeto, Sidney Lianza, a idéia é organizar os pescadores e mostrar a eles como ganhar mais dinheiro com os peixes ou camarões pescados no litoral, por meio do beneficiamento da mercadoria para melhorar a qualidade do produto final oferecido ao consumidor.

“A atividade pesqueira de Macaé não traz nenhum beneficiamento ao pescado e, portanto, não agrega valor. Normalmente o peixe, antes de ser vendido, só é lavado e pronto. Hoje a atividade pesqueira é muito mal tratada, é uma atividade totalmente em decadência. Nossa estratégia é agregar valor ao pescado”, disse Lianza.

O projeto-piloto, que levará um ano e meio para ser totalmente implantado, deverá beneficiar inicialmente 50 pessoas, mas a intenção é que a idéia se espalhe pelo município de Macaé, alcançando outros pescadores e vendedores de pescado da localidade.