Patrulha da Fronteira americana prendeu 232 brasileiros ilegais

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sábado, 23 de abril de 2005 as 10:25, por: CdB

Em apenas dois dias, agentes da Patrulha da Fronteira americanos prenderam 232 imigrantes ilegais brasileiros em diferentes pontos do Condado de Hidalgo, no Texas. Havia seis crianças -duas aparentavam ter apenas cinco anos- e 32 mulheres. É o maior grupo de brasileiros capturados tentando entrar nos EUA, segundo o Consulado do Brasil em Houston.

Segundo a representação brasileira, mais de 90% dos brasileiros deveriam ser liberados por não serem reincidentes. Em geral, esses liberados recebem uma ordem para comparecer a um tribunal, mas isso dificilmente acontece, e os imigrantes continuam ilegalmente nos EUA.

Também é comum que essas liberações ocorram por causa da falta de espaço nos centros de detenção para imigrantes ilegais.

As prisões ocorreram entre quarta-feira e anteontem. Segundo a imprensa local, que deu bastante destaque ao caso, a maioria foi detida entre as 9h30 e 12h30 de anteontem em cinco locais diferentes, mas próximos entre si: Los Ébanos, Sullivan City, La Joya, McCook e na estação de ônibus de McAllen.

Ao todo, a fronteira do Condado de Hidalgo com o México, marcada pelo rio Grande, tem cerca de 550 km. O consulado brasileiro não tinha informações sobre a procedência dos brasileiros presos.

Segundo dados do governo americano, os brasileiros são o grupo que mais tem crescido em detenções na fronteira com o México. Nos últimos cinco anos, o crescimento foi de 1.665%, passando de menos de 500 para mais de 8.600 pessoas em 2004.