Passageiros aprovam ligação direta entre as Linhas 1 e 4

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado terça-feira, 4 de abril de 2017 as 14:42, por: CdB

A estação da Linha 4 mais procurada para embarque no período foi a do Jardim Oceânico, na Barra, que tem interligação com o sistema de BRTs

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro:

Desde o dia 25 de março, a Linha 4 do Metrô opera em ligação direta com a Linha 1. Assim, os passageiros que desejarem seguir até as estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado ou Jardim Oceânico não precisam mais fazer a baldeação em General Osório, no bairro de Ipanema.

Nova etapa põe fim à transferência em Ipanema e reduz o tempo de viagem

A estação da Linha 4 mais procurada para embarque no período foi a do Jardim Oceânico, na Barra. Que tem interligação com o sistema de BRTs. Se antes o morador da região demorava cerca de 120 minutos para chegar ao Centro utilizando ônibus. Agora, com o fim da transferência, o mesmo trajeto pode ser feito em apenas meia hora.

O intervalo entre as composições também foi reduzido. Passou para quatro minutos e meio nos horários de maior movimento.

Sistema metroviário

Quem sai da Tijuca em direção à Barra, ou vice-versa, leva 49 minutos para concluir o trajeto. São nove minutos a menos, uma redução que impacta diretamente em qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho. É o caso do estudante de Medicina Bruno Ferreira, que aprova a ligação direta entre as linhas.

– Moro na Tijuca e faço estágio na Barra. Para mim, o percurso ficou bem melhor com a integração. Antes eu também utilizava o metrô, mas consegui reduzir em quase dez minutos o tempo do meu trajeto – afirmou o estudante.

Moradora do Recreio, a dona de casa Vera Lúcia Gomes também ressaltou a economia de tempo para ir da Zona Oeste à Zona Norte como um dos principais pontos positivos.

– Vou economizar mais tempo, com certeza. Gostei muito do resultado, achei bem prático – contou a dona de casa.

Aberta para a população em 19 de setembro, dia seguinte ao encerramento dos Jogos Paralímpicos, a Linha 4 do Metrô iniciou sua operação com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h. A segunda etapa do planejamento foi iniciada em 5 de novembro, com a abertura do sistema aos sábados, nos mesmos horários.

Desde 17 de dezembro 2016, o novo trecho passou a operar nos mesmos dias e horários das linhas 1 e 2: segunda-feira a sábado, das 5h à meia-noite, e domingos e feriados, das 7h às 23h, tendo na estação General Osório o ponto de transferência.