Parreira quer Seleção voltada para a classificação

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 1 de junho de 2005 as 10:06, por: CdB

Resolvida a situação de Ronaldo e com o treinador Carlos Alberto Parreira cada vez mais convencido de que a comissão técnica tomou a decisão acertada, ao liberar o atacante, a Seleção Brasileira iniciou a preparação para o jogo de domingo, em Porto Alegre, contra o Paraguai. Uma partida que se revela de grande importância, que pode inclusive assegurar a classificação do Brasil para a Copa do Mundo de 2006.

– Falou-se muito do problema do Ronaldo, mas o objetivo principal da Seleção Brasileira é a classificação para a Copa do Mundo e isso pode acontecer no jogo contra o Paraguai. Será um jogo muito difícil, pois o adversário tem uma seleção experiente e precisa também do resultado na corrida pela classificação – explicou o técnico.

Depois do Paraguai, outra partida complicada, a da Argentina, as duas válidas pelas Eliminatórias que Parreira considera já como parte da Copa do Mundo. Daí a necessidade de se dar a verdadeira dimensão da importância desses jogos e de ter um grupo motivado e disposto a aliar à categoria natural do jogador brasileiro uma dose a mais de determinação.

– Já conversei com os jogadores e mostrei a eles que temos aqui em Teresópolis jogadores que são campeões em várias partes do mundo, jogadores experientes e vencedores. Portanto, isso tudo me dá confiança de que poderemos superar o pouco tempo de preparação para fazer duas grandes partidas contra Paraguai e Argentina – disse o técnico.

Mesmo com o grupo ainda incompleto – Robinho, Ricardinho e Grafite se apresentam na quinta-feira – Gilberto, poupado, e Luisão desconvocado para os jogos contra Paraguai e Argentina, Parreira não acredita que o fato possa trazer prejuízo na preparação para os jogos das Eliminatórias.

– A maioria dos jogadores vem de fim de temporada na Europa e o momento é de descansar e guardar energia. Por isso, o treino foi leve, mas vamos fazer mais dois treinamentos táticos e um coletivo na sexta-feira, quando pretendo escalar o time – declarou o técnico.

No coletivo, já estarão Robinho, que poderá formar a dupla de ataque com Adriano, Ricardinho e Grafite. A liberação desses jogadores, inclusive, mostra a boa vontade da CBF em atender às necessidades dos clubes.

–  Pela primeira vez, em uma reta final de Eliminatórias, a CBF liberou jogadores para atuarem em seus clubes. O ideal era tê-los aqui, em Teresópolis, mas a CBF se msotrou sensível ao pedido dos presidentes dos clubes – disse.

A conseqüência que a ausência de Ronaldo possa trazer ao rendimento da Seleção contra Paraguai e Argentina foi analisada pelo treinador. A decisão de liberá-lo foi ratificada depois da conversa que Parreira teve com o atacante.

– O Ronaldo faz falta a qualquer seleção ou time do mundo, mas ele não está com a cabeça voltada para a Seleção Brasieira, no momento, e isso inclui os jogos contra Paraguai e Argentina. Ele foi liberado para descansar, fazer uma boa pré-temporada daqui a um mês e depois voltar. E, repito, confio no grupo que está aqui – sentenciou.