Parque Ibirapuera ganhará mais espaço

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 28 de novembro de 2003 as 10:45, por: CdB

O Parque Ibirapuera, na zona Sul de São Paulo, pode ganhar mais 170 mil metros quadrados de área verde no próximo ano. Para isso, a Prefeitura pretende incorporar a área do Obelisco ao conjunto de 1,3 milhão de m² do parque. Pelo projeto, ainda em fase de estudo, haverá um desvio na Avenida Pedro Álvares Cabral, no sentido Jardins-Vila Mariana, no trecho que separa o parque do monumento. A nova pista contornaria a área por trás do Obelisco.

 -Surgiu a possibilidade de aumentar a área do parque desviando a avenida- disse o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Adriano Diogo. As obras estão orçadas em R$ 2 milhões e serão executadas com a iniciativa privada.

De acordo com o secretário, há a possibilidade de o projeto incluir o Monumento às Bandeiras – que também é separado do parque pela avenida. Diogo garante que a proposta não deve prejudicar o trânsito e não haverá desapropriações na área. As mudanças fazem parte do Plano Diretor do Parque, aprovado terça-feira pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades). O plano inclui a construção de novo auditório, a partir do início de 2004.

A partir de segunda-feira, o Portão 10 do Parque do Ibirapuera, com acesso pela Avenida Pedro Álvares Cabral, será fechado. Quem for ao parque de carro (com exceção de funcionários e pessoal credenciado) terá como única alternativa a entrada pelo Portão 3, próximo do Pavilhão da Bienal. A saída será pelo Portão 2.