Parente pode ter traído Saddam por recompensa

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 14 de dezembro de 2003 as 23:43, por: CdB

A recompensa de US$ 25 milhões oferecida pelo Departamento de Estado norte-americano por informações que levassem à captura de Saddam Hussein pode ser recebida por um parente do ex-ditador iraquiano.

De acordo com o comandante da 4ª Divisão de Infantaria do Exército dos EUA (responsável pela captura), general Raymond Odierno, nos últimos dez dias os soldados norte-americanos interrogaram “entre cinco e dez membros” da família de Saddam “próximos a ele”, e a “informação final” que possibilitou a localização e detenção do ex-ditador perto de sua cidade natal, Tikrit, “veio de um deles”.

Odierno não divulgou mais informações sobre quem seria o parente delator. Outras autoridades norte-americanas disseram, porém, que ainda não está decidido quem receberá a recompensa, destacando que a informação inicial sobre o paradeiro do ex-ditador veio de um prisioneiro iraquiano interrogado pelas forças dos EUA e forças curdas também ajudaram a encontrar Saddam.

Em julho, as tropas americanas mataram, num tiroteio na cidade de Mossul, dois filhos procurados de Saddam, Uday e Qusay. Eles foram localizados graças a informações de um iraquiano, que recebeu do Departamento de Estado norte-americano uma recompensa de US$ 30 milhões e se mudou para os Estados Unidos.