Paraná goleia o Flamengo no Maracanã

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado domingo, 5 de outubro de 2003 as 21:23, por: CdB

A partida entre Paraná Clube e Flamengo, neste domingo, no Maracanã, esteve ameaçada de não acontecer, devido a uma infecção estomacal de 15 jogadores do tricolor paranaense. O jogo, porém, para azar dos torcedores rubro-negros, acabou acontecendo. Após 90 minutos, o placar marcava 3 x 0 para o Tricolor paranaense e a torcida do Flamengo, esta sim, deixava o campo enjoada de tamanha pobreza técnica.

Fernandinho, Renaldo, de pênalti, e Marquinhos, todos no segundo tempo, marcaram os gols que confirmaram uma escrita: o Fla jamais venceu o Paraná Clube no Maracanã. Com o resultado, o Flamengo caiu para a 12ª posição e agora está a 12 pontos do Atlético-MG, que está na quinta posição, última das que se classificam para a Libertadores de 2004. Já o Paraná subiu da 15ª para a 11ª, com os mesmos 45 pontos do Rubro-Negro da Gávea.

Em todo o primeiro tempo, foi o Paraná Clube quem levou algum perigo. Aos 3min, Pierre pegou um rebote na entrada da área e chutou rasteiro, à direita de Júlio César. Os paranaenses ainda assustaram aos 17min quando Renaldo, dentro da área, completou no travessão uma falta cobrada por Fernandinho, e aos 38min, quando Renaldo, sozinho, cabeceou para fora um cruzamento da intermediária.

Já o Flamengo ficou marcado pela inoperância do seu sistema ofensivo, que foi notado apenas aos 10min, quando o árbitro Lourival Dias Lima Filho não marcou pênalti de Fabinho em Jean. Noutro lance, aos 29min, Fabiano Eller recebeu na esquerda da área, cruzou e o goleiro Flávio fez bela antecipação e evitou o pior.

Aos 30min, o zagueiro Fernando foi expulso após falta por trás, de sola, em Renaldo, na entrada da área. Depois disso, o Flamengo tocou bola à esmo e, como o Paraná também pouco fazia para tentar o primeiro gol, mais nada aconteceu.

O castigo para a inoperância rubro-negra, no entanto, veio no início da segunda etapa. O Paraná já ameaçara no primeiro minuto, com um chute de Fabinho, que obrigou Júlio César a fazer uma grande defesa. Aos 10min, porém, não teve jeito. Fernandinho chutou da entrada da área e abriu o placar: Paraná Clube 1 x 0.

Com a partida nas mãos, o Paraná, mesmo sem correr muito, quase chegou ao segundo gol aos 29 min. André Gomes atrasou na fogueira para Júlio César, que tentou driblar Renaldo, perdeu a bola e em seguida acabou corrigindo seu erro.

Apenas aos 32min, o Flamengo chutou uma bola com perigo. Zé Carlos recebeu na entrada da pequena área e deu um belo chute, desviado pela zaga. Na cobrança do escanteio, Flávio fez bela defesa após cabeçada de Fabiano Eller.

Qualquer reação dos rubro-negros, porém, acabou aos 37min. Fábio Baiano cometeu pênalti em Hugo, Renaldo bateu forte, à direita de Júlio César e fez 2 x 0. Aos 40min, Marquinhos entrou na área tabelando com Renaldo e Júlio César evitou com uma bela defesa o que seria o terceiro gol paranaense. Em seguida, o goleiro evitou outro gol, desta vez de Caio.

O gol de Marquinhos, porém, acabou acontecendo nos acréscimos. O atacante Renaldo fez bela jogada pela esquerda e cruzou para o meia, que cabeceou para o fundo das redes e saiu mandando beijinhos para a torcida, que o hostilizou quando passou pelo clube, no segundo semestre de 2002.


FLAMENGO 0 x 3 PARANÁ CLUBE

Flamengo
Júlio César, Luciano, Fernando, Fabiano Eller e Anderson; André Gomes, Jônatas (Andrezinho), Fábio Baiano e Igor; Edílson e Jean (Zé Carlos).
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Paraná Clube
Flávio, Valentim, Ageu, Cristiano Ávalos e Fabinho (Rodrigo Silva); Fernando Miguel (Émerson), Marquinhos, Fernandinho e Caio; Pierre (Goiano) e Renaldo.
Técnico: Saulo Freitas

Data: 4/10/2003 (domingo)
Local: Maracanã
Público: 5.141 pagantes
Renda: R$ 50.766,00
Árbitro: Lourival Dias Lima Filho (BA)
Assistentes: Alessandro Mattos (Fifa/BA) e Milton Otaviano (Fifa/RN)
Cartões amarelos: Fernando Miguel, Fernando, Rodrigo Silva.
Cartão vermelho: Fe