Paraíba sedia encontro sobre educação básica na zona rural

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005 as 17:56, por: CdB

A discussão sobre a educação básica nas escolas da zona rural prossegue nesta quarta-feira no município de Lagoa Seca, no interior da Paraíba, onde a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC) realiza, até sexta-feira (25), seminário sobre educação e diversidade no campo.

Em entrevista ao programa NBR Manhã, no canal do Poder Executivo, o diretor de Educação para Diversidade e Cidadania do MEC, Armênio Schmid, afirmou que não há como avançar no desenvolvimento sustentável do campo sem o investimento na educação.

– A Secad está fazendo seminários no Brasil inteiro para levar ao campo as propostas do ministério. Em 2004, foram 14 encontros e até abril faremos outros, nos 27 estados, mais seis no Distrito Federal – informou o diretor.

– Nesses encontros, queremos saber qual é a responsabilidade do estado e do governo federal, por meio do MEC, nos estados e municípios.

Na pauta das discussões do encontro de Lagoa Seca estão as diretrizes do ministério para a educação básica nas escolas do zona rural e a construção de uma política pública para o ensino no campo. Serão apresentadas também experiências estaduais com quilombolas e de educação escolar indígena; do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e do projeto Escola Ativa, do MEC. “O campo tem uma diversidade muito grande de povos e as necessidades desses diversos povos precisam ser apresentadas”, explicou Schmid.

O ministério, segundo o coordenador, está fazendo parcerias com estados, municípios e universidades públicas para auxiliar na qualificação do professor do campo.

– A qualidade da educação passa pela qualidade do professor, por isso é preciso qualificar nossos mestres – acrescentou.

Participam do encontro representantes da Coordenação-Geral de Educação do Campo, da Secad, secretários municipais de educação, técnicos, professores e representantes de movimentos sociais da Paraíba.