Paquistão alerta moradores de fronteira que ajudam “terroristas”

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 11 de março de 2005 as 14:52, por: CdB

O exército paquistanês alertou moradores da fronteira oeste do país para desistirem de proteger “terroristas”, caso contrário serão alvos de ações militares.

– Embora todas as tribos e subtribos terem assinado um acordo para não dar abrigo a terroristas, relatórios confiáveis da inteligência sugerem que vários terroristas continuam lá – afirmou o tenente-general Safdar Hussain.

Safdar, que chefia a caçada do exército a militantes ligados à rede Al Qaeda no noroeste do Paquistão, conversou com moradores de tribos da região de Waziristan, informou o exército em um comunicado.

– Você precisa tomar ações tangíveis contra eles, ou então o governo não terá opção a não ser lançar uma ação militar contra eles – disse Safdar em um encontro em Peshawar.

Na última semana, soldados paquistaneses mataram dois suspeitos de serem da Al Qaeda e prenderam 11 pessoas em uma vila no norte do Waziristan, que fica a 300 quilômetros a sudoeste da capital Islamabad.

O Paquistão prendeu mais de 600 membros da Al Qaeda e do Taliban e os entregou aos Estados Unidos desde a parceria feita entre os dois países durante a guerra contra o terror declarada por Washington após os ataques de 11 de setembro de 2001.