Papa fará visita de Estado a presidente italiano

Arquivado em: Arquivo CDB
Publicado sexta-feira, 18 de fevereiro de 2005 as 15:59, por: CdB

O papa João Paulo 2o. visitará o presidente da Itália em abril, anunciou o Vaticano nesta sexta-feira. Esse será o primeiro compromisso do pontífice desde sua internação num hospital de Roma neste mês, devido a problemas respiratórios.

O Vaticano informou que o papa irá encontrar o presidente Carlo Azeglio Ciampi no Palácio do Quirinal, em Roma, em 29 de abril, dia da padroeira da Itália, Santa Catarina.

Será apenas a quarta vez em 26 anos de papado que João Paulo 2o. pisará no palácio, que fica muito perto do Vaticano.

O anúncio desta sexta-feira reforça a idéia de que o Vaticano acredita que o papa ficará ativo apesar do seu estado de saúde.

O pontífice, que é polonês e faz 85 anos em maio, tem doença de Parkinson e artrite. Ele deixou um hospital em Roma após dez dias de tratamento devido a uma forte infecção na garganta e problemas respiratórios.

O papa foi visto em público apenas uma vez desde o retorno a sua residência e passou os últimos cinco dias em seu retiro espiritual anual a portas fechadas no Vaticano, para marcar o período da quaresma, de jejum e abstinência, antes da Páscoa.

Autoridades do Vaticano afirmaram que não sabiam se ele faria a missa no sábado para anunciar o fim do seu retiro, mas acrescentaram que ele deverá dar sua bênção usual da janela de seu apartamento ao meio-dia do domingo.